Dia da Cultura Cabo-verdiana

3 Comments


Hoje, dia 18 de Outubro, é
Dia da Cultura Cabo-verdiana

A data homenageia o dia de nascimento de um dos maiores literatos da história deste país, o poeta Eugénio de Paula Tavares, falecido aos 63 anos na Vila Nova Sintra, Ilha Brava, em 1º de junho de 1930.



Imagem: pintura «Criolas», de Manuel Figueira




You may also like

3 comentários:

Anónimo disse...

Devias ter vindo à festa da Cultura :), pelo menos, para veres o Auditório Nacional a rebentar pelas costuras. De pé, sentados nas escadas, gostei.

Afinal nao sao só os festivais que arrastam multidoes. Pena é terem sido sempre os mesmos "lobbies" actuar, há que começar a mudar reportórios e artistas. É que, para Gala da Cultura, ficou muito aquém das expectativas!!!!

Valeu o regresso de Zeca di Nha Reinalda, a solo e com a Tété Alhinho. Este sim, fez jus à Gala. Também o Bana, claro, um dos incondicionais lobos, ainda que mais diasporizante.

É que depois da Gala ainda há o problema do "Caço Body" para apanhar o taxi ou chegar ao carro. A sensaçao de saber que é uma questao de sorte sermos ou nao apanhados na rede, nao é nada agradável. Perde-se logo a vontade de apreciar Cultura na cidade da Praia à noite!

Adriano Reis (conta.storia@gmail.com) disse...

jOÃO, esta homenagem é muito justa, escreveu poemas lindissimos e que marcaram e que continua a marcar a nossa história creoula.

Lembro-me que no ano 1996, o gtccpm foi participar na semana(Silvia,Elizangelo, Elizangela, Jota,Gab´s, Julio, Paulo Cabral...) juvenil na praia, fizemos a viagem de barco. Quando chegamos a ilha brava fomos visitar a casa aonde ele viveu.
Acho que aquela oportunidade marcara-nos para a vida, pelo menos eu! acredito que se o homem tinha nascido e vivido na praia ao mindelo, era mais relembrado.
um abraço
Saudações Culturais!

Unknown disse...

Anónimo, gostei do relato e da reflexão;

Adriano, saudações pa bo tambêm!