Sondagem 11 O Início

26 Comments




Eis a primeira sondagem de 2009, aqui no Café Margoso.

Como sabemos o nosso Governo prepara um avassalador plano tecnológico e promete espalhar computadores por todas as crianças do arquipélago. A maior novidade é que não se vai limitar a importar um computador de fora, como se pensava relativamente ao luso Magalhães. Não senhor, como se pode ler na comunicação social, as crianças cabo-verdianas terão direito a um computador feito com recurso a uma complicada rede de parcerias, que incluirá now how crioulo. Está prevista uma parceria entre Portugal, China e empresas cabo-verdianas do sector informático, estando a NOSI a participar juntamente com a Microsoft e a Intel num software adaptado à nossa realidade.

É preciso baptizar o novo diamante cabo-verdiano! Ou não fosse o computador Magalhães um dos maiores golpes de marketing em Portugal dos últimos tempos, promovendo um país através de uma máquina fabricada totalmente em países outros!

Vamos lá então. Estas são as possibilidades iniciais para um possível nome. Neste momento, a sondagem ainda não está online, porque pretende-se fazer com este post uma primeira sondagem para a recolha de subsídios. Os cinco nomes mais originais, serão sujeitos à grande sondagem e a escolha do eleitorado do Café Margoso enviado ao nosso Primeiro-Ministro.

Possíveis nomes para o laptop cabo-verdiano:

1. Nhonhozinho (ideia do blogue Ku Frontalidadi)
2. Topad (o nosso maior navegador)
3. Tralhoko
4. Alupekim
5. Criança di nôs terra
6. Micau (homenagem a Amilcar Cabral)
7. Proponham vocês agora...

Aceitam-se sugestões durante uma semana, após as quais serão escolhidos os 5 nomes mais criativos para a sondagem final.

Agradecimentos ao Redy e a este post do blogue Ku Frontalidadi, pela fonte de inspiração para a concretização desta sondagem. Estou certo que o seu autor não se zangou com isso!



You may also like

26 comentários:

Anónimo disse...

esmagalhães

Anónimo disse...

Varela... (Helio Varela)

Nhaku

Kriolbyte

Riolinha

Cize

Morabi (quem pratica morabeza)

Anónimo disse...

Soré nha boy, mas esta ideia foi totalmente roubada do blog ku frontalidade! bô é um sanguesuga:

"Segundo o Jornal A Semana, o nosso querido PM abraçou a ideia socrática de entregar computadores portáteis aos miúdos. Ao contrário do Chavez, não vai importar o Magalhães, mas sim fazer uma parceria com Portugal, China e empresas do sector informático cabo-verdianas e de cabo-verdianos na diáspora, mais a NOSI, a Microsoft, a Intel, o Cisco (EUA) e a Huawei (China), com o objectivo de criar um software adaptado à nossa realidade. Ainda não existe um nome para o brinquedo, mas sugiro qualquer coisa como "Txikote", "Txikaya", "Nhonhozinho" e afins. Então não são estas as alcunhas típicas em CV? Contudo, como o cabo-verdiano é um povo muito inovador e bebedor da cultura anglo-saxónica, nomes como "Dot's", "Pack's", "Djony's" e afins, também não ficam mal (embora prefira os primeiros). Qualquer das formas, convém dizer que JMN está em alta."

Spertin

Unknown disse...

Anónimo, o que se diz e escreve nos blogues crioulos é, juntamente com a actualidade, a minha principal fonte de inspiração para muitos dos post's do Café Margoso. Não vejo nenhum mal nisso. Coloquei a referência no final do post, para que isso fique mais claro e não haja pessoal ofendido moda bô, pa bem prali armadu em defensor dos pobres e oprimidos. Curti bo life e menos stress.

Anónimo disse...

Bem que podia ser:
1 - Dibau (por vai f***r o bolso aos pais, e a paciência aos alunos)
2 - Starlet (porque tud kriol tem direito a um)
3 - katchurrinha (o nome já diz tudo)
4 - Soku na Rostu (nem precisa de explicação)

Unknown disse...

Boas sugestões! Abraço a todos.

Anónimo disse...

bom, nao tem muito a ver mas...ki tal "kaçubodi", hein hein?? :-p uma "homenagem" ao novo estilo de vida do caboverdiado!!! seria trágico, se nao fosse cómico...
sk

Anónimo disse...

ma a serio mesmo, un tava vota na Kriolbyte, Nhonhozinho, Micau, Cize, ou então no básico mesmo:

Cabo Verde.

Parabéns pelo blog, cada vez mais interessante!!!
sk

Anónimo disse...

ah un eskce d dze, un tava gosta de nome:

Dez grauzinho de terra

ma axo k é mut cumprid...

sk

Anónimo disse...

Pessoal ... quando o povo ja nem sabe estabelecer prioridades ... essas crianças nem tem livros ou material para estudar... nao livros para as nossas crianças .... isto é grave ... agora vem com a cena do computador! Há que ter conteudo para os mesmos.

Ademais os poucos manuais que existem para escola primária estao completamente desactualizadas.

Anónimo disse...

1. Hiace
2. Rostu Runhu
3. Nani
4. Sab pa cagá

a) RB, anónimo por obrigação

Lily disse...

Quando o tio Socretino souber desse plano tecnológico e perceber que já não vai disseminar o Magalhães por todos os Palop´s (se é que o vai exportar para algum) vai ficar irado…
Magalhães, esse fenómeno do ano de 2008! O computador português… ups, desculpem, montado em Portugal! O computador que criou centenas de empregos… ups, desculpem de novo, nem uma centena! O computador gratuito… desculpem novamente, mas passo a acrescentar, para os alunos do primeiro escalão da acção social escolar. O computador para todos, a ser utilizado dos 7 aos 77 anos (para estes últimos só de lupa…aquele tamanho do monitor não engana ninguém!). O computador que é uma iniciativa pioneira a nível mundial (ok, nos outros países é que lhe dão outros nomes, na Indonésia o «Magalhães» é conhecido pelo nome de «Anoa», na Índia é o Mileap-X series, na Itália é o Jumpc e o no Brasil é conhecido por Mobo Kids).
Em Portugal, escolheu-se o nome Magalhães, uma palavra, sem dúvida facílima de ser pronunciada pelos estrangeiros! O “lhe” e o “ães”…pfff, facílimo!!!
O nome de um grande navegador de origem portuguesa, mas cujas grandes descobertas foram feitas ao serviço da coroa espanhola… Assim sendo, pergunto-me porque não “Magallanes”?!
Outros nomes podiam ter sido escolhidos: Vasco da Gama, Marquês de Pombal e porque não Gago Coutinho? Se fosse este último, e sempre que o computador começasse a falhar, havia logo uma desculpa: “é próprio do Pc, é Gago!”…
Depois destas considerações, deixo a minha sugestão para o baptismo do novo diamante cabo-verdiano:
Sabura PC

E já agora, só para aquecer a discussão (aludindo a um tópico muitas vezes aqui discutido) as ferramentas de trabalho do computador cabo-verdiano, virão em português ou em crioulo?

Anónimo disse...

Ó Embrulha, esse é o de Bijeu!
Embrulha...!

a) RB, anónimo por obrigação

Unknown disse...

Xiii, vai ser difícil selecionar cinco, mas duas já estão desde já no lote: Kriolbyte e Starlet! Faltam três!

Lily, excelente comentário e excelente pergunta...

Anónimo disse...

micau era bom nome pa el :D

Anónimo disse...

Acrescento mais alguns, agora na área da restauração:

1. Catchupa
2. Frijnado
3. Sarrabulha
4. Tchorrês (ou Torrésma)
5. Djigacida

p.s. É claro que a Lilly tem razão!

a) RB, anónimo por obrigação

velu disse...

"AFRONTA" seria apropriado, tendo em conta que, não vale oferecer o computador, para depois não poder navegar na net (que será o primeiro objectivo da malta) com as tarifas praticadas). Muitos pais vão-se ver gregos para preencher essa lacuna!
Bom ano a todos!
Velu

Anónimo disse...

Djo Bia

Anónimo disse...

Podia ser:
"Zeminha",ou
"Amor à terra", ou
"Moranguinho"

agora é que maltas cá tá estudá!! Pa ver filmes jogos e gajas boas na net!!!

Redy Wilson Lima disse...

Caga nisso João, zangar porquê? O post até está giro. Por acaso o mesmo anónimo comentou sobre isso no meu blog, mas já tinha visto o post. Não leves mal ao gajo. Agora no de defender os pobres e oprimidos não entendi. Aposto no nhonhozinho (nhonhozinho Hopffer - meu avô)

Unknown disse...

Djgacida, hipótese nº3! Até agora temos seleccionados para a sondagem final:

1. Kriolbyte;
2. Starlet;
3. Djgacida

Falta seleccionar mais duas. A escolha do Redy fica excluída por envolver questões pessoais e familiares, o que seria inadmissível num caso como este, cujo consenso se espera ser nacional!

Catarina disse...

oh! e eu que adorei o micau!

Anónimo disse...

mas por que diabo tem sempre esse Governo de Cabo Verde a ideia de que fazer como em Portugal é que é bom !!! Frequentemente é péssimo !!!! Esqueçam que Portugal existe pelas piores razões - usem a matéria que têm e que é boa !!! Please !!!!

Unknown disse...

Catarina, Micau vai ficar na selecção final

Anónimo, este é um bom exemplo. Os bons exemplos são sempre para se seguir. Devidamente enquadrado, promover o acesso massivo às novas tecnologias é uma fantástica medida. A chamada democratização do acesso à internet que temos falado por aqui...

Sofia Fonseca disse...

infelizmente já vou tarde para a sondagem.. mas nao queria deixar de dizer duas coisinhas.

a comunicacao tem estado a dar todo o crédito a portugal sobre o magalhaes quando o mérito é da intel que há dois anos (ou menos) lançou o classmate. um portátil com hardware mínimo para acesso básico a um estudante e acessivel a paises mais pobres.

portugal como sempre.. que só vivem da história dos descobrimentos foi dar o nome de magalhaes :P

porque é que temos que ir no mesmo e chamar a um invento que poderá trazer tanto para o FUTURO.. nomes tao "di troça" ou nomes de heróis (passado.. apesar de viverem conosco para sempre). porque nao inaltecer o nosso futuro? e-skola, futurekids..

parabens a portugal e cabo verde pela iniciativa.. só saimos a ganhar..

abraço,
sofia

Sofia Fonseca disse...

by the way...

adoorei o varela ;)

sofia