Um Café com... o Jumento

0 Comments



Isto pode até parecer troca de galhardetes indecente, mas a verdade é que visito todos os dias há vários anos o blogue do Jumento e nunca tive razões de queixa, antes pelo contrário. Aliás, foi uma das razões para ter avançado com o projecto Café Margoso. Uma espécie de inspiração equídea! O Jumento está de parabéns, porque alcançou ontem o fenomenal e estratosférico número de 2.000.000 de visitas. Isso mesmo, em extenso, são dois milhões de visitas. Porra!

E escreveu um texto sobre Cabo Verde, dizendo assim:

"Há paixões que não se explicam, é o caso da minha por Cabo Verde. Nunca aí, os meus contactos com cabo-verdianos são escassos, pouco sei de uma terra que sendo um Nação também é a minha da mesma forma que são muitos os cabo-verdianos que sentem a minha como a terra deles. (...)

Um qualquer acidente levou as ilhas para Sul, mas ainda bem que assim foi, Cabo Verde é a síntese de vários mundos que não se entendem, é um ponto de encontro de culturas separadas por um imenso oceano, nessas ilhas encontra-se a Europa, a África e as Américas.

Cabo Verde tem dificuldades? Pois eu sinto alguma inveja dessas dificuldades. Tem desigualdades? Então eu sinto inveja dessas dificuldades? Tem problemas como a corrupção? Pois eu gostaria que deste lado o problema tivesse a mesma dimensão.

2009 não deverá ser um ano fácil para Cabo Verde. As receitas do turismo poderão sofrer com a quebra no turismo, as remessas dos emigrantes poderão ser penalizadas pelo desemprego nos países mais desenvolvidos, a ajuda internacional será esquecida pelos que estão mais preocupados com os problemas internos. Tal como todos os países em desenvolvimento Cabo Verde terá de enfrentar uma crise para a qual não contribuiu.

Mas Cabo Verde tem algo raro na Europa, um povo capaz de ser solidário, cidadãos para quem a dimensão colectiva da economia se sobrepõe aos objectivos pessoais.

Que 2009 não seja tão mau quanto se anuncia e que o Café Margoso continue a ser um dos melhores blogues em português, uma janela por onde podemos ir namorando essa paixão chamada Cabo Verde."


E parabéns, Jumento. Como prenda, aqui vai uma fotografia de um jumento cabo-verdiano, da bela ilha de Santo Antão, mas um verídico e simpático e não um daqueles burros que por aí andam disfarçados vestidos de fato e gravata.

Visitem o Jumento em: www.jumento.blogspot.com

Fotografia de m_janitz



You may also like

Sem comentários: