Tertúlia dos Mentirosos 64

1 Comments


Discussão

- Desconfio que a democracia não resulta. Juntam-se astronautas, bodes, camponeses, galinhas, matemáticos e virgens loucas e dão-se a todos os mesmos direitos. Isso parece-me um erro cósmico. Desculpa.

Desculpei mas fiquei ofendido. Que a democracia era aquilo mesmo, e ainda com conversa fiada como brinde, isso sabia eu. Que mo viessem dizer, era outra coisa. Fiquei ainda mais ofendido, até porque não gosto de erros cósmicos.

Acho um snobismo.

- Eu sou democrático - rugi entre dentes, como resposta. - Tenho amigos no exílio, todos democráticos. Foram para lá por serem democráticos. É um sacrifício que poucos fazem, ir para o exílio e ser professor universitário exilado e democrático. Eras capaz de fazer isso ?

- Não sou democrático.

Não havia resposta a dar. nenhuma. Ele não era democrático, não sabia de democracia. Eu sim, sou democrático, até já quis ir à América, que me afirmaram que lá é que é a democracia.

Recusaram-me o visto no passaporte, disseram que eu era comunista!
Viram isto?


Mário Henrique Leiria in "Contos do Gin-Tonic"




You may also like

1 comentário:

Tchale Figueira disse...

Lembra-me o Livro de Oriana Fallaci O Homem: Quando Alexis Paliagulios está preso pelos coronéis da ditadura na Grécia, Oriana tenta perdir-lhe axilio politico nos EUA e é recusado porque, ele Alexis,era Anarquista... O argumento dos Americanos era: AO MENOS SE ELE FOSSE UM COMUNISTA ARREPENDIDO!

Porra! Viva a democracia!!!! Qual?