Café do Conhecimento Diário

5 Comments


Calcula-se que existam mais de 800 Associações legalizadas em Cabo Verde, sendo que 211 estão inscritas na Plataforma das ONG's cabo-verdianas


Fonte: aqui


Comentário Cafeano: numa altura em que se fala tanto da inércia da sociedade civil cabo-verdiana, estes são números que dão que pensar. No mínimo, cada associação tem que ter, por Lei, 12 membros nos seus corpos gerentes (Direcção, Mesa da Assembleia-Geral e Conselho Fiscal). Se multiplicarmos esse número por 800, teremos cerca de 10 mil pessoas intervindo directamente em alguma associação. Mais os sócios, membros, colaboradores, este número sobe exponencialmente. Afinal, há ou não, uma sociedade civil engajada e participando, activamente, no desenvolvimento de Cabo Verde?




You may also like

5 comentários:

Fonseca Soares disse...

Decididamente, os números não correspondem com a realidade no terreno. Até os partidos políticos que são a 'pedra de toque' do nosso sistema, têm dificuldades em funcionar por falta de 'engajados' para o trabalho... Nem mesmo a defesa dos interesses próprios merece o esforço engajado do trabalhador cabo-verdiano... (veja-se como é encarado no país o dia primeiro de Maio...) Sociedade Civil precisa-se! E há todo um trabalho àrduo pela frente - a começar nas escolas e famílias, desde tenra idade - persistente e sem esmorecimentos na perseguição desse desiderato.

Unknown disse...

"Decididamente, os números não correspondem à realidade no terreno". Ora bem, era aí mesmo que eu queria chegar. Se é assim, pergunto: andarão a grande maioria das associações a actuar fora da lei?

Anónimo disse...

Pode até haver toda essa gente, agora estar engajada já é outra história completamente diferente...

Rêves à emporter disse...

Existe uma lista de todas estas associações algures?

Unknown disse...

Das 211 inscritas na PLataforma das ONG's encontras a lista no site oficial desta organização. Encontras facilmente via Google.