Café Cinematográfico

0 Comments


No âmbito do curso de iniciação teatral vimos ontem o documentário realizado por Hank Rogerson, "Shakespeare atrás das grades" ("Shakespeare behind bars"), e recomendo-o a todos que o puderem ver.

É um documentário envolvente e profundamente tocante que segue uma companhia de teatro masculina, composta por assassinos condenados, numa cadeia de alta segurança dos Estados Unidos, que se dedica em exclusivo à montagem de peças de Shakespeare. Durante um ano, embora cumprindo pena na prisão Kentucky Luther Luckett, o elenco ensaia uma grande produção da última obra de Shakespeare, A Tempestade. Os prisioneiros encaixam-se em papéis nos quais reflectem as suas experiências de vida, incluindo os crimes pelos quais foram condenados. Na luta para perceber as personagens que interpretam, põem a nu assustadoras e tocantes verdades acerca de si próprios.

A Tempestade é, além de tudo, uma peça que tem subjacente o tema do perdão, que está no centro deste incrível documentário. Ao longo da sua viagem criativa, estes "assassinos, fugitivos e ladrões" revelam bondade, generosidade e fé, deixando-nos numa luta interior com as noções de transformação e redenção.

Fantástico cinema documental.



You may also like

Sem comentários: