Tertúlia dos Mentirosos 43

9 Comments


Conflito de Gerações

Falando sobre conflitos de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando quatro frases:

1. “A nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, não respeita a autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Os nossos filhos hoje são uns verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos seus pais e são simplesmente maus.”

2. “Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível.”

3. “O nosso mundo atingiu o seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais os seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe.”

4. “Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles nunca serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura.”


Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases. Então, revelou a origem delas:

- A primeira é de Sócrates (470-399 a.C .)
- A segunda é de Hesíodo (720 a.C.)
- A terceira é de um sacerdote do ano 2000 a.C
- E a quarta estava escrita num vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilónia e tem mais de 4000 anos de existência.

Portanto, aqui fica o conselho aos que são pais, professores, educadores: besoute relaxá, mod ess koza sempre foi assim! (relaxem, pois sempre foi assim!)

Recebido por mail




You may also like

9 comentários:

Anónimo disse...

Então a juventude sempre esteve estragada.

Agora eu pergunto. Quando é que ela foi boa, no tempo dos dinossauros?

Imagino a mãe a falar para o filho:
- Se não te comportares o "Tiranossauro Rex" vem tem pegar.

Lol

Fonseca Soares disse...

É verdade! Sempre foi assim! Só que esse 'assim' também vai mudando. O que vale, de facto, é que sempre, a dada altura (muito variável para uns e outros) dá-se um 'click' e esse que fazia parte desse 'grupo assim' passa a criticar a próxima geração de não ser mais assim...

Unknown disse...

O interessante verificar é quer estejamos do lado da nova geração, quer da dos pais e educadores, a razão, essa, está sempre do nosso lado... hehehe

Anónimo disse...

Hehehe... Excelente!

Anónimo disse...

Concordo com o segundo comentário, o "assim" daquele tempo não deve ter nada a ver com o assim de hoje, e relaxar com certeza não será a solução.

-ha.z disse...

Fantástico!!
Excelente!! Ótima sacada!
Se não diz tudo deixa muito assunto para reflexão!!

Unknown disse...

Sisi, mas o facto é que frases ditas há milhares de anos atrás, continuam a ser ditas hoje, exactamente da mesma forma, sem tirar nem pôr. O "relaxá" não foi no sentido de se cruzar os braços, mas para termos consciência que esta "coisa" da diferença de gerações sempre existiu e sempre existirá...

Thaiz, isso mesmo, reflexão!

Anónimo disse...

Pois, e se calhar é por pensarmos assim, que a tendência tem sido piorar e não melhorar. Este "relaxá" que referes João pode ser a causa do meu "relaxá", não sei se me fiz perceber.

Unknown disse...

Sisi, este post foi aqui colocado precisamente para combater um pouco essa ideia de que "a tendência tem sido piorar".

Repara numa das frases:

“Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível.”

Foi dita há quase 3000 anos!!! Se a tendência fosse piorar, será que teríamos chegado até aqui? Certamente que não.

Não quero com isso dizer que devamos meter a cabeça na areia e fingir que não se passa nada à nossa volta. Mas olha, exemplos como o NOSI, feito quase totalmente por jovens, não devem ser também um sinal de esperança? Eu acho que sim!

Abraço grande.