Um Café com as mulheres na Islândia

12 Comments



Muito se fala na questão da equidade. Em Cabo Verde a palavra, que poucos sabem o que significa, tem até direito a um Ministério próprio. Ora, a Islândia está a um passo de fazer jurisprudência, já que as mulheres estão a acusar, sem papas na língua, os homens pela crise financeira que colocou o país na banca rota. Procuram agora por uma solução feminina para colocar o país de pé e a primeira-ministra interina, Johanna Sigurdardottir, tem boas possibilidades de ganhar as próximas eleições.

Num artigo elucidativo da revista Der Spiegle pode-se ler: "Esta é uma crise feita por homens", clama Halla, uma das poucas banqueiras mulheres do país. "São sempre os mesmos tipos. Noventa e nove por cento andou na mesma escola, conduz os mesmos carros, ouve a mesma música e tem as mesmas atitudes. Eles é que nos colocaram nesta situação e, pior de tudo, parece que se divertiram ao fazê-lo." Halla crítica o sistema que se foca de maneira agressiva e indiscriminada na maximização dos lucros a curto prazo, um comportamento "tipicamente masculino. É como uma competição de pénis, a ver quem é que o tem maior."

Está-se mesmo a ver: quando a crise atingir Cabo Verde a sério, só espero que as nossas mulheres políticas, entre as quais se destacam Cristina Duarte, Cristina Fontes ou Isaura Gomes, assumam a luta e digam de sua justiça. A culpa desta crise é mesmo dos homens?

Via: Notas ao Café




You may also like

12 comentários:

Catarina disse...

já estou a parecer chatinha... mas mais uma correcção: é instituto póprio e não ministério :-)

... disse...

Até a data o destino dos países e do planeta tem estado nas mãos dos homens e o resultado é o que se vê, total desequilíbrio e incoerência em prol do progresso, a bem da economia, semeiam betão em terras férteis e em contraste temos povos em certas zonas do planeta que morrem à fome porque vivem em terras secas, áridas isto é só um exemplo, pode se dizer sim que o homem é responsável pelo errado que já foi feito, foram negadas à mulher as ferramentas necessárias par ela participar , foi lhe negado o direito ao ensino, o direito ao voto, e direito ao trabalho fora de casa, o direito a ser uma ser humano com direitos, a única função que lhe foi entregue ou imposta , foi parir para a continuidade da espécie . Agora sim as mulheres já tem as ferramentas que precisavam mas a sua integração ainda esta a ser difícil, o mundo continua a ser gerido pelos homens mas acredito que quando homens e mulheres aprenderem a trabalhar em conjunto o mundo seja um mais humano e haja menos sofrimento e fome, espero que não demore muito pode ser tarde demais. Desculpe a extensão do comentário mas é um assunto que tem pano para mangas e ainda fica muito por dizer

Anónimo disse...

A culpa de TODAS as crises é do homem, porque são movidos não pelo cérebro, mas por outras coisas...

Anónimo disse...

A culpa desta crise é dos homens (e das mulheres) que vêm permitindo que o capitalismo selvagem, travestido em neoliberalismo galopante, domine iniquamente a economia global.

E não creio que seja necessário um qualquer sistema de quotas para cada um assumir as suas responsabilidades!

a) RB, anónimo por obrigação

Tchale Figueira disse...

EU SEMPRE ACREDITEI QUE AS MULHERES TEM UM DOM QUE NÓS HOMENS NÃO TEMOS. ACREDITEI SEMPRE QUE SE AS MULHERES TIVESSEM NO PODER NÃO HAVERIA GUERRAS PORQUE SÃO MÃES E NEHUMA MÃE QUER VER OS FILHOS IREM PARA A GUERRA! MAS COM MAGARET TACHER VI QUE A CONDIÇÃO HUMANA É IGUAL PARA MACHOS E FEMEAS.

O PODER É FODIDO JOÃO! CORROMPE!!!

Unknown disse...

Catarina, bem, no caso presente, vem dar ao mesmo! hahaha (Podes ser chata à vontade. Estás aqui, estás a ser nomeada cumpulsivamente revisora oficial do Café Margoso!) Uma espécie de Provedora... :)))

Felina, os teus comentários são sempre bem vindos independentemente do tamanho do miado!

RB, hoje não há poemas?

Tchalê, eu, por acaso, lembrei-me da Sarah Palin! hehehe

Pé Esquerdo disse...

Feminismo tem limites!! Depois da supremacia masculina, vem aí a feminina? Penso que a virtude está no equilibrio.

Mya disse...

há duvidas ?

Unknown disse...

Pé Esquerdo, está bem. Basta ver os presidentes dos conselhos de administração das empresas de Cabo Verde. Mulheres = zero...

Mya, foram precisas as mulheres na Islândia para voltares a comentar no Margoso! :)))

Unknown disse...

Há um ditado que diz "Por traz de um grande home há sempre uma grande mulher"
será que quando os grandes homens fazem M... as mulheres não estão em casa?

Pé Esquerdo disse...

João, como é óbvio Cabo Verde está longe de atingir esse equilibrio. Mas cada vez temos mais mulheres formadas e competentes. Achas que falta-lhes garra e ambição?

Mya disse...

Estamos na Era do degelo. Já nem os Icebergs são o que eram :((

Been busy baby, just that.
Miss you too !