Um Café com 100 Dias

1 Comments



Barack Obama completou recentemente 100 dias de governação e houve pelo menos uma importante promessa eleitoral que ficou por cumprir: aquela em que ele garantiu conseguir fechar Guantánamo nesse período. A verdade é que nos primeiros dias de Janeiro já admitia que “é mais difícil do que a maioria das pessoas possa pensar”. Continuamos à espera que Obama mande encerrar aquela aberração, humanitária e jurídica.

Numa outra medida recente e inédita, o Departamento de Justiça dos EUA tornou públicos os documentos que descrevem as técnicas de tortura utilizados pela CIA. Em dezenas de páginas estão descritos, de uma forma crua, os métodos aprovados pela administração Bush para extrair informações de suspeitos de terrorismo internacional. Esta foi uma medida importante, por muito que o ex-diretor da CIA Michael Hayden venha agora acusar Obama de comprometer a segurança nacional dos EUA, considerando que a publicação dos relatórios sobre as torturas "encoraja grupos terroristas". É preciso ter lata!

Mas o pior é que o presidente Obama, tirando com uma mão o que deu com outra, já assegurou que os agentes da CIA envolvidos não seriam acusados, vá-se lá saber porquê. Algo que não agradou a muitos comentadores que consideram que a justiça deve seguir o seu curso. Um deles, o influente Keith Olberman, louva o presidente Obama pela sua decisão de divulgar os documentos (e por outras actos da sua presidência), mas ao mesmo tempo afirma que não querer levar por diante qualquer tipo de acusação é um erro e abre um grave precedente para o futuro. Para mim, é muito simples: cometeram crimes tem que ser julgados e condenados, se for caso disso.

Ah, falta dizer que uma das promessas compridas de Obama foi ter mesmo arranjado um cão para as filhas. Chama-se Bo, o que segundo o Radar do jornal A Semana é um nome crioulo. Mais uma costela para a colecção.



You may also like

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, Obama que vá só se preocupando com passear o cão presidencial, para ver o que lhe acontece...é que os fundamentalistas do Islão não perdem tempo com esse tipod e coisa.Enquanto passeia e se delicia com o cão, estão a magicar como hão de arrebentar com a Casa Branca.Obama, Obama, não brinques muito, senão a casa cai-te em cima da cabeça...