Blogómetro Cabo Verde 2009

9 Comments




2009 foi um ano relativamente estável para a blogosfera cabo-verdiana. A dinâmica sentida ao longo de todo o ano anterior nem sempre se manteve durante o presente ano, ao que não terá sido alheia a crise sentida (embora quando as coisas correm menos bem, mais tinta deveria correr nos blogues pois mais deveria haver para comentar, dizer e/ ou criticar). O assunto mais debatido do ano foi, sem dúvida, a polémica à volta da oficialização do crioulo e do alfabeto cabo-verdiano (vulgo Alupec), tendo marcado presença o debate no blogue Tertúlia Crioula, que atingiu a espantosa soma de 1223 comentários. Não apenas pela pertinência e qualidade dos seus textos, e embora tenha nascido já no segundo semestre de 2009, o Tertúlia Crioula é considerado pela gerência como o Blogue Nacional do Ano 2009, substituindo o vencedor do ano passado, o Jornal da Hiena, que passa directamente de blogue do ano para a vergonhosa qualidade de "activista em hibernação" (deve ser do frio imenso que se faz sentir e por isso o Hiena vai, certamente, perdoar esta decisão...). Na vertente internacional, a minha escolha vai para o blogue Bitaites do português Marco Santos, que assim sucede ao Jumento, o escolhido no ano passado nesta mesma categoria.

O ano de 2009 viu acontecer também alguma movimentação blogueira colectiva graças ao Blog Joint que, por razões que ainda estão por explicar, acabou por morrer de morte matada, sem que os promotores tenham justificado este estranho fenómeno (nem tinham que o fazer, de facto). Destaco ainda o jornal "A Nação", por ter sido o único dos três semanários da praça a tirar real proveito da (muita) informação e opiniões que foram sendo publicados na blogosfera cabo-verdiana, numa página semanal que desde há meses vem dedicando aos blogues cabo-verdianos. Já no final do ano e como resultado da sua renovação gráfica do seu síte, o Semana online passou a promover a ligação a alguns blogues cabo-verdianos, entre os quais o Café Margoso.

Chegou, neste momento, a altura do Café Margoso atribuir as suas distinções, entre os blogues que mais se destacaram no ano de 2009. Bons comentários.


Blogómetro 2009 - Prémios & Distinções Margosas

Blogue Nacional do Ano


Blogue Internacional do Ano




Outras Distinções

Blogue Revelação do Ano (novo blogue em destaque) - Anarquista Burocrata (aqui)
Blogue Fodas do Ano (blogue mais cáustico) - Arco da Velha (aqui)
Blogue Literário do Ano (blogue com mais qualidade literária) - Cocaína Ya (aqui)
Blogue Político do Ano (blogue com melhor análise) - Geração 20j73 (aqui)
Blogue Desaparecido em Combate do Ano (activista em hibernação) - Jornal da Hiena (aqui)
Blogue Sempre a Postar do Ano (blogue com maior regularidade) - Amilcar Tavares (aqui)
Blogue Grafismo do Ano (blogue com grafismo mais original) - Bianda (aqui)
Blogue Cadáver Esquisito do Ano (blogue enterrado pelo autor) - Albatroberdiano (aqui)
Blogue Promessa do Ano (blogue que promete animar 2010) - ?

Comentador do Ano - Zito Azevedo (autor do blogue Arroz c'Atum [aqui])


Quanto ao Café Margoso, continua, por direito próprio, a ostentar o prémio de Blogue Basofo do Ano. Um grande 2010 para todos os leitores, blogueiros, crioulos e crioulas, em particular e população mundial, em geral



You may also like

9 comentários:

Amílcar Tavares disse...

Meu caro, obrigadinho pela nomeação!!

Boas festas e felicidades para 2010.

Um forte abraço.

Unknown disse...

Não tens que agradecer. O teu blogue foi, sem dúvida, um dos melhores deste ano e é muito apreciado por estas bandas.

Abraço

Rony Moreira disse...

João Branco, ser considerado um dos blogues cabo-verdiano, por aquele que eu considero ser um dos melhores blogues de Cabo Verde é agradável.

Tey Alexandre SilFonSoares disse...

John White!... FiQUEI radiante com esta tua nomeação! Mas sem dúvidas o teu blog, para além de ser o "hub" que liga toda a blogoesfera cao-verdiana é sem dúvida dos melhores, senão o melhor... Qto a mim terei de melhorrar nalguma vertente, pois não se pode ganhar o blog revelação do ano dois anos seguidos...

Abraços...

Tey Alexandre...

Unknown disse...

Rony, aprecio bastante teus escritos.

Tey, pois. Revelação 2010 já ka tem hipotese... hehehe

Unknown disse...

Já tive oportunidade de deixar a minha gratidão na primeira página do meu veículo de comunicação. Aqui, de forma mais recatada mas identicamente veemente, quero deixar um abraço fraterno do admirador a quem a sua distinção
muito honra e a mais obriga.Saúde!

Anónimo disse...

JB tkxxx pelo premio" de desaparecido em combate " e sem basofias digo que o mereci ... eh eh eh 2010 sera o retorno a normalidade pelos lados do Jornal da hiena, depois de finda a hibernaçao... sem duvida também merecias um premiozinho tb ...ja agora , acho que Cocaina Ya é o blogâo de 2009, a finesse literaria de Abraâo V surpreendeu-me...

keep posting,keeep sharing
Hiena

ManuMoreno disse...

[APLAUSO]

ManuMoreno
Kel Abxom Di Kuraxom

Tchale Figueira disse...

Não ter papas na lingua é ter a coragem de assumir o não compremetido que sou com as politicas e malandragens deste país e no Mundo.

Mas não sou o uníco Blogue Caboverdiano a ser coerente com as suas noticias. Haja mais gente a escrever de forma caustica mas sem amargura no coração... Sei que muitos tirararam e tiram ilações mui falsas sobre a minha pessoa, estou nas tintas, e tu sabes que o meu lema è: NÃO ME VENDO, NEM ME RENDO.

DE TODAS AS FORMAS,FICO KOOL COM A DESTINÇÃO - BLOGUE FODAS.