Petição: as reacções

8 Comments




A petição promovida pelo blogue Café Margoso dedicada ao cine-teatro Éden Park atingiu, nestes primeiros dias, as 90 assinaturas e espera-se que a onda de solidariedade possa aumentar ainda mais até porque agora começou a ter algum eco na comunicação social (acabou de ser um caso referenciado na Rádio Nacional de Cabo Verde). Mas mais que os números registam-se aqui alguns dos comentários deixados pelos cidadãos que aderiram a esta causa.

Eis alguns comentários publicados

Luiz Silva: "Eden Park a été l'école du savoir et de la dignité de toutes les classes sociales du Cap Vert. Sa disparition constitue un coup mortel sur l'identité et la culture cap verdienne."

Valdemar Pereira: "Não podemos deixar desaparecer um dos baluartes da nossa cultura."

José Azevedo: "Gritem, até que a voz vos doa!"

Fernando Frusoni: "Eu defendo que o Eden-Park volte a desempenhar o papel importante que teve na educaçao/formaçao/informaçao da sociedade mindelense e nao só."

Marco Freitas: "E se está ao nosso alcance, impedir que este grande património "morra", vamos fazê-lo e lutar com dignidade para vencermos, como sempre fizemos até hoje. Honremos o nome do Éden park, seus fundadores, a ilha, o país e os demais que tanto têm lutado. "

Neu Lopes: "São Vicente precisa do seu cinema de volta urgentemente. É praticamente uma questão de honra."

Joaquim Saial: "Bebi da água de Vascónia e aprendi a gostar de cinema no Eden Park. Por isso sou um mnine de Soncent e por isso apelo a quem tem poder na ilha do Porto Grande e no Palácio do Governo e na Presidência da República em Cabo Verde, na Praia, para que se empenhe na salvação desta jóia da cultura das ilhas. Quem podendo salvar esta sala não o fizer, ficará marcado para sempre pelo anátema do desprezo da memória da História..."

Estes são apenas alguns dos "depoimentos" que se podem ler na petição, que pode ser assinada aqui. Para quem quiser ler (ou reler) a reportagem do Expresso das Ilhas que motivou esta petição, é só vir aqui.





You may also like

8 comentários:

Anónimo disse...

João, pa mi que é um Sanvicentino que nascê mut dpois de Èden park, sê destruição é moda sis detruiu Monte Cara, também!
JS

Anónimo disse...

Ainda bem que nem tudo está perdido com o Edén-Park. Ainda bem que ainda há alguma esperança.

Unknown disse...

Longe de Soncente há quase 40 anos e cliente "domingueira" desse cinema que pertenceu a um primo da minha avó paterna, não poderia ficar indiferente a esta atitude, pelo que deixo aqui o meu protesto contra quem não der ouvidos às vozes que reclamam a conservação dessa casa-museu onde todos começámos por ver desenhos animados e acabámos encostadinhos ao nosso mais que tudo vendo filmes de amor, cowboiada, BISMARK e outros. Essa casa é de todos nós, clientes que a mantiveram de pé durante tantas gerações e só por isso devem ser atendidas as nossas súplicas.

Anónimo disse...

O Eden ParK é um assunto municipal. Todos nós tivemos nas nossas cidades cinemas que foram demolidos.

Se toda a população mindelense contribuisse com algum dinheiro, e se a Câmara Municipal gastar menos em despesas sumputuárias, o Eden Park seria comprado.

Neu Lopes disse...

Para quem conseguir pôr de pé um cinema em São Vicente, ofereço três meses grátis de produção de spots publicitários.

Anónimo disse...

Os mindelenses devem contribuir do seu bolso para que o Eden Park volte a ser o que era.

Mas o Tesouro Público deve ficar afastado disso, a fim de evitar que se abram precedentes.

Unknown disse...

Anónimo, acho óptima ideia. Mas fazemos o mesmo com os hospitais e as escolas. Os cidadãos que os pague, porque se for o Tesouro Público abrem-se precedentes muito perigosos...

Francisco disse...

Parabéns pela iniciativa! Entretanto tenho tentado ajudar; espalhei a petição pelos meus amigos, publiquei uma foto e pequeno texto em TrekEarth (http://www.trekearth.com/gallery/photo1163168.htm) e num fórum da Universidade Aberta. Hoje fiz o mesmo na minha espécie de blog (http://xuaxo.blogspot.com/2010/01/salvar-save-eden-park.html). Pus a foto e link da petição também em WikiMapia (http://wikimapia.org/#lat=16.8899636&lon=-24.9872124&z=18&l=0&m=b&v=1). Hoje talvez ainda consiga pôr também foto e texto no Panoramio.
Votos de sucesso. Francisco
(Assinei a petição com o email francisco.mindelo, mas no Blogger uso xuaxo.pt.)