Declaração Cafeana

4 Comments


Hoje, é uma segunda-feira. E vou dizer uma heresia: é o melhor dia de cada semana. Vem isto a propósito dos muitos insultos que a pobre da segunda-feira tem que ouvir, um pouco por todo o lado, um pouco por todo o mundo. Mas eu penso, sinceramente, que isto é só mais um sinal do triste mundo em que vivemos, onde a grande maioria parece fazer tudo para não ser feliz.

Ao contrário, o Domingo, o dia que o Criador escolheu para o descanso e a oração, não podia ser mais aborrecido. Os centros urbanos transformam-se em cidades fantasmas. O comércio fecha, os cafés também, quase ninguém sai de casa, meio mundo fechado num manto de casulos individuais. Em Cabo Verde quantos seguem o exemplo do Paulino e organizam passeios ou caminhadas por cada uma das ilhas? Os Domingos são uma seca tremenda. Está tudo morto.

Por isso gosto tanto das segundas-feiras. O dia da semana em que o mundo renasce, acorda, desperta da monotonia insuportável dos domingos e feriados. Claro que também a mim me dá gosto, de quando em quando, ficar em casa a não fazer rigorosamente nada. Há quem confunda isso com descansar, quando no meu caso, fazer nada é muito mais cansativo do que produzir alguma coisa.

Diz um artigo que dez entre dez mortais já pronunciou a frase «odeio a segunda-feira», mas isso é um exagero. eu não me incluo na lista. É o primeiro dia útil da semana. Por alguma razão se chama útil!

Talvez seja hora de pensar porque odiamos tanto este dia e se a culpa não é um bocadinho nossa. Pensar porque encaramos o nosso trabalho como se fosse uma tortura, porque andamos nas ruas como se fossemos zombies, mortos-vivos ou robots ou porque é que só nos conseguimos divertir aos Sábados, Domingos e Feriados. Nada como uma boa gargalhada, entre amigos, mesmo que seja numa segunda-feira.




You may also like

4 comentários:

Anónimo disse...

oh João.
Eu desgosto nem gosto de segunda-feira. Existem AQUELAS segundas feiras que são um pé no saco, assim como existem terças, quartas, quintas e sextas em que a minha vontade é de sumir...MAS que o DOMINGO é um dia aborrecido pra burro lá isso é...

Domingo é aborrecido e igual em todas as parte do mundo (pelo menos nos paises onde já fui).

No dia (Domingo)em que o centro das cidades deveriam abrir e oferecer alternativas a ficar em casa, muitas vezes mofando, as cidades e centro urbanos fecham-se.

Por isso sou adepta das caminhadas do tipo São domingos-Assomada, em que vou conhecendo a ilha onde moro, a ficar em casa a ver os enlatados na TV que na maioria das vezes só servem para "estupidificar"...

MS-Mnininha Soncente disse...

Ai JB!!!!!!!!! Eu sou daquelas que não gosta das segundas-Feiras...sei que a culpa é minha pq cometo quase todos os 7 pecados capitais no fds e o acordar segunda-feira logo cedo mata-me...custa-me taaaaaaaanto saber que tenho mais 4 dias a acordar cedinho.. MEA CULPA!

Unknown disse...

Kuskas, é isso ai. A diferença das segundas para os outros dias - e a maior vantagem, digo eu - é que é o dia que vem a seguir aos Domingos...

MS, escusado será dizer que esta declaração foi motivada pelo teu post! Mas sem mágoas e viva a diferença! Olha, e não te esqueças: deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer!

Unknown disse...

...Hum! E eu que pensava que esta declaração de amor pelas segundas feiras ia dar grande polémica! Afinal, estava enganado...

ZCunha, onde estás tu?