Café Visual & Um Comentário

3 Comments




Comentário Cafeano: esta imagem é muito especial. Foi concebida durante um trabalho de pesquisa e investigação que decorreu na cidade do Mindelo para a realização, por técnicos especializados, de uma primeira análise de todo o espólio da antiga "Foto Melo", "um mundo de emoções e recordações." "Não há viva alma no Mindelo que não tenha um retrato feito por Papim ou pelo pai, D`Jin D`Jon", pode-se ler no blogue de Isabel Victor, que com Bruno Ferro, coordenou esta primeira fase de um trabalho monumental mas absolutamente decisivo para a preservação da memória cultural e social de Cabo Verde, e da cidade do Mindelo em particular.

São milhares e milhares de imagens fotográficas que numa primeira estimativa podem ascender a mais de cem mil e que representam as famílias e os quotidianos mindelenses em expressivos retratos de época, captadas por duas gerações de fotógrafos cabo-verdianos. Como se pode ler no texto de Isabel Victor "estas imagens, mais do que simples fotografias (do que simples chapas), constituem um valioso património documental profundamente enraizado nas memórias e nos afectos das famílias de S. Vicente."

Só podemos esperar - exigir - que a este trabalho inicial seja dado continuidade, a muito curto prazo. Com o carácter de urgência que a qualidade e o nível de degradação deste material pede e revela.

Ler o artigo completa, aqui





You may also like

3 comentários:

Anónimo disse...

É verdade “Papim” fotografou as gentes S.Vicente e gentes que por aqui passou. Dos mais diversos extractos sociais é de facto raro encontrar alguém que não tenha uma foto de Papim. Preservar a Foto Melo contribuirá de certeza para preservar a nossa história.

Unknown disse...

Pois, e esta é daquelas notícias que eu acho merecer muitos mais comentários. Talvez o fim-de-semana explique a inércia da clientela margosa.

Unknown disse...

Conheci todos eles e de todos tive o privilegio de ser amigo. Acrescente-se o nome de DJESSA, um homem que já há décadas fazia montagem fotografica de rara beleza. Honra lhes seja feita!
Zito