Perguntas Cafeanas

12 Comments




A nostalgia é sempre assim: triste e necessária?



À melhor resposta, ofereço um café





You may also like

12 comentários:

Catarina Cardoso disse...

Não acho a nostalgia triste, até a acho um sentimento algo reconfortante, ao contrário da tristeza. Faz-nos sentir falta de alguma coisa, de algum cheiro, de algum ambiente que são ou foram importantes para nós nalgum momento do tempo mas isso não significa tristeza.

Se é necessária- claro que sim como qualquer outro sentimento....

Catarina Cardoso
Catarina Cardoso

Anónimo disse...

Pessoalmente não sei viver sem nostalgia e acho que é uma coisa boa que pode provocar tristeza e alegria... Anos Dourados são sempre aqueles que já passamos

Unknown disse...

Concordamos, até porque sentir falta de alguém ou alguma coisa deixa sempre uma réstea de tristeza, mas assim leve, quase como uma carícia... O facto de nos estarmos a lembrar de algo ou alguém que não está presente carrega consigo sempre alguma tristeza. Não necessariamente deprimente... Abr.

Anónimo disse...

Hoje estou nostalgica e triste:(
Mas normalmente a nostalgia para mim, vem sempre acompanhada de um sorriso no rosto e nos olhos, pois traz-me sempre saudades de algo de bom que aconteceu ....:)

Anónimo disse...

A nostalgia provoca-nos uma tristeza boa, porque se sentimos falta de alguma coisa, lugar, pessoa, etc. é porque nos fazem bem. Quanto ao facto de ela ser necessária, a única coisa k eu posso dizer é coitado de quem não tem um pouco de nostalgia de vez em quando, porque é sinal que não "viveu".

Anónimo disse...

Nostalgia?
Ah! (gros soupir)
C'est la vie!

Unknown disse...

Acho que a Kuskas e Sisi, basicamente, dizem quase a mesma coisa e concordo com elas. É triste, sim, mas doce. É necessária sim, porque é o resultado de uma vivência que nos marca.

Neu, o meu francês não está assim tão avançado!

Anónimo disse...

Mais do que doce, chega a ser reconfortante, tenho nostalgia de momentos felizes e de pessoas maravilhosas... e isso só pode ser bom... às vezes até dá vertigem, olhar para trás e (re)visualizar tanta coisa boa...

Anónimo disse...

Nostalgia cheira a agridoce...

Sara Barreto

Unknown disse...

catarina, o lembrar de coisas passadas pode trazer alegria, mas a nostalgia não é isso. é a saudade de algo que já não está, já não se vive e ainda se queria estar a viver. saudades do tempo que passou.

por isso gostei tanto da expressão da Sara. A nostalgia cheira a agridoce. é isso mesmo!

Alex disse...

A NOSTALGIA É NECESSARIAMENTE TRISTE?

Unknown disse...

Essa foi uma das possibilidades na forma como a pergunta foi colocada, ZCunha, mas acabei por optar por aquela que ali está, porque eu acho que sim, que é triste, mesmo que seja uma tristeza por vezes doce, calma e... necessária.