Café Cinematográfico

14 Comments


Este é, muito provavelmente, o mais interessante realizador da sua geração e cada filme é, nem mais, um acontecimento (titulo do último filme estreado). M. Night Shyamalan, de seu nome, é de origem indiana, embora tenha vivido desde muito novo em Filadélfia, nos EUA. Tal como acontece com aquele que poderá ser considerado uma das suas principais referências - Hitchcock, actua quase sempre nos seus filmes (embora ao contrário do mestre inglês, não se limite a pequenas aparições, mas sim a papeis secundários). É nos truques de suspense e nos planos ambíguos dignos Hitchcock que M. Night Shyamalan tem conquistado a crítica e o público.

«Eu recuso o conformismo. Aonde isso me vai levar? Espero que A Dama na Água responda ainda mais que meus filmes anteriores para os estúdios olharem para idéias originais e promovê-las. Será uma vida mais diversificada, e filmes como Crash passarão a ser distribuídos por grandes estúdios. É mais arriscado que fazer Homem-Aranha 8.»

«Para sobreviver, é preciso atravessar o inferno, enfrentar a parte sombria e destrutiva que existe dentro de cada um de nós.»


Da lista de filmes realizados, contam-se alguns dos melhores que vi nos últimos anos:

«O Sexto Sentido» (1999)


«O Protegido» (2000)


«Sinais» (2002)


«A Vila» (2004)


«A Dama da Água» (2006)


«O Acontecimento» (2008)


Qual o melhor? Dificil responder!




You may also like

14 comentários:

Anónimo disse...

Vi "Sexto sentido, o Protegido, Sinais e a Vila"
Desses para mim o melhor é "Sexto Sentido".

Unknown disse...

Para mim é o «A Vila». Adoro!

Anónimo disse...

Ja vi todos esses filmes...
1º) Sexto Sentido
2º) A Vila
3º) O Acontecimento...

Fonseca Soares disse...

João, desta vez estou contigo! Dos que vi, o melhor para mim, é "A Vila", mas estou 'coxo' pois não vi "A dama da Agua" e nem o último "O Acontecimento". Um realizador com um olhar/conceito bem diferente!
Tchá

Unknown disse...

Tchá, sobre o último só vi a «tralha» e deixa água na boca. E por falar em água, podes encontrar «A Dama da Água» lá no nosso Marabu. Abr.

Anónimo disse...

Ainda não vi "A Vila". E este filme faz-me sempre lembrar da pouca vergonha da RTC/TCV (desculpa, Tchá) em apresentar o filme no mesmo dia que o Eden-Park o estreava. O filme só viria a ser estreado na Lusomundo vários meses depois. E ainda continuam a apresentar filmes piratas, de péssima qualidade, com legendas espanholadas ou com um português de rasgar o coração e fazer torrar o cérebro. Filmes que nem foram estreados nos cinemas portugueses.
A TCV precisa ter veronha. Vou escrever sobre isso nos jornais.
Só de pensar que pago a taxa para uma sem-vergonhice dessas. Até parec que estamos num país de burros e inocentes. Precisamos de fiscalização aos direitos de autor porque isso dá CADEIA!
Desculpa esse desabafo no teu blog, João, mas não aguento mais. E fico ainda mais fulo sempre que passo pelo Cinema Eden-Park ou pela vitrina onde punham os cartazes no Mercado Municipal. Tenho a plena consciência que a TCV foi uma das principais protagonistas para a morte acelerada das salas de cinema do país, juntamente com os DVD clubes com sua onda de filmes piratas.
Não me canso de falar sobre isso.

Unknown disse...

Neu, estás à vontade. Mas vê o «A Vila» que vale a pena! Abr. JB

Anónimo disse...

João, ficaria doente se respondesse apenas a tua pergunta. Antes de mais queria dizer-te que por gostares do trabalho Shyamalan subiste mais uns 1000 pontos na minha consideração:p Adoro muito o trabalho dele, desses filmes, só não vi "O acontecimento" e nunca tive a sorte de ver "o protegido" do início ao fim. Ele é um realizador singular e que das duas uma, ou seus filmes despertam amor ou despertam ódio, ñ há meio termo. Na minha opinião, alguém que disser que gostou mais ou menos de algum dos seus filmes, ñ o percebeu. O gostar dos seus filmes implica uma involvência total à história e procurar sempre o subjaz a ela. Lembro que muitas pessoas detestaram "Sinais", pois foram ver o filme com a ideia de que este tratava-se de ET's (culpa um bocado tb da publicidade feita ao filme), quando, ao meu ver, no fundo tratava da questão da fé, de como nada acontece por acaso e que todo mal tem seu lado positivo.
Respondendo a sua pergunta (bastante difícil), ñ consigo eleger um favorito, mas o que mais me impressionou, "O Sexto Sentido".

Unknown disse...

Sisi, as histórias dele - geralmente, os argumentos também são dele - são tão incriveis e originais, e inesperados, que quem não gosta deve ser por estar completamente dominado pelo chamado fast-food cinematográfico norte-americano. O teu comentário é muito pertinente.

Um abraço!

Anónimo disse...

...o Acontecimento" deixa muito a desejar, mt cansativo, previsivel , não apreciei muito este ultimo M.N.S... os actores arrastam-se pelo filme ... confesso que fiquei decepcionado...se calhar o MNS, devia fazer uma pequena mudança de registo (cinematografico)...senão gostei mais "o protegido" e 6°sentido

Hiena

Anónimo disse...

...n concordo contigo JB( é, atrevo-me lol), porque não gostei do ultimo M.N.S. e nem por isso sou adepto de fast food cinema, claro que ele tem um universo particular ( e eu curto toda essa cena de esoterismo,ET's etc ), mas nem tudo o que brilha é ouro ... e falando blockbuster o MNS, é um realizador com uma maquina atras dele (spilberg e companhia,20 century fox,etc)...e por isso acho fazer um filme de animação "Avatar:the last airbender" ainda em 2008,vai fazer-lhe muito bem, uma mudança de registo porque ele começa-va a ser devorado pelo "seu" universo,tornando-se previsivel, ver cansativo...e se forem ver acontecimento pensando que foi por exemplo o Junzin de Bia de Nita, verão o que eu quero dizer...

Hiena( fui ver acontecimento , e não gostei mm nada, mas nem por isso gosto fast food cinema, prefiro filmes independentes, e serie b)

Unknown disse...

Hiena, estás à vontade. Do O Acontecimento, só vi a tralha mesmo, não posso falar. Se é como tu dizes, fico com pena, porque gosto bastante de todos os filmes anteriores.

Anónimo disse...

Não vi ainda "O Acontecimento" nem "A Dama da Água" mas dos outros penso que "A Vila" e "Sexto Sentido" são os melhores. Para mi the best "Sexto Sentido".
Nude

Unknown disse...

Pode não ser o preferido, mas a gente não se esquece nunca da cara do puto, quando ele se vira para o Bruce Wills e diz «I see dead people»...