Declaração Cafeana

16 Comments



Bem que me avisaram para não escrever sobre futebol num blogue que se pretende cultural como este, mas em homenagem ao carioca Nelson Rodrigues, cá vai. Antes de tudo, vários pontos d'ordem. Primeiro ponto: escrevo de barriga cheia, depois de quatro anos seguidos a festejar campeonatos, portanto não tirem desde já conclusões precipitadas sobre azias e outros quejandos porque eu estou muito bem de saúde, obrigado por perguntarem. Segundo ponto: sim, irritam-me as goleadas que, jogo sim jogo sim, o Benfica, esse novo colosso europeu, impõe aos seus adversários. Terceiro ponto: admito sem problemas que a equipa encarnada de Lisboa é neste momento a que melhor futebol pratica em Portugal, independentemente dos mergulhos do Aimar.

Dito isto, sinto-me pronto para afirmar que o menos mau em tudo isto é ver a forma ridícula como os adeptos das águias festejam cada jogo, cada golo, cada incidência e assisto divertido ao rol de afirmações bombásticas que proferem no auge desta tempestade de futebol atacante. Ainda ontem, num daqueles programas de televisão sobre futebol onde se discute tudo menos futebol, o representante do Benfica, num estado próximo do orgásmico, anunciou a sua última grande conclusão: o Jorge Jesus é melhor treinador que o Mourinho! E não era um filme realizado pelo dito cujo não, ele dizia isso com o ar mais compenetrado do mundo, não sem um sorrisinho malandro de quem acabou de molhar os lençóis depois de um sonho erótico, provavelmente enquanto via um dos seus filmes com a Soraia Chaves. E daqui se tira a primeira conclusão: o problema desta malta não é não saber perder (já estão mais do que habituados). É não saber ganhar.

Para que conste: o Mourinho não só venceu a Taça UEFA e a Liga dos Campeões com uma equipa formada por (então) ilustres desconhecidos, como bateu todos os recordes em Inglaterra, sagrando-se bicampeão nos seus dois primeiros anos, e preparando-se para fazer o mesmo em Itália. Mas claro! O ruminante do Jorge já é melhor. Entusiasma os adeptos como poucos, o que não espanta vendo um e outros. Mas tenho que admitir que o treinador da moda é extremamente honesto e tem espírito desportivo, e com isto tirar a segunda conclusão: foi preciso ser ele, Jorge Jesus, a lembrar em pleno jogo com o Nacional a todos os adeptos, inclusivé aos comentadores e jornalistas lusos, que o FC Porto é que é o tetracampeão, fazendo o mesmo gesto que fizeram os dragões há uns meses atrás quando festejaram o quarto campeonato consecutivo. É de homem!






You may also like

16 comentários:

Miguel Barbosa disse...

SLB.
DEMASIADO FIÉIS PARA DESISTIR.
NINGUÉM PÁRA O BENFICA!
NINGUÉM PÁRA O BENFICA!
SLB!

Jorge Silva disse...

Adês João, bô ta moda Rato, "mordé e soprá", mas tudo bem, de um Portista, ainda por cima "mordido" no seu orgulho de Portista, já tá mais do que bom. Saudações Benfiquistas, que ao contrário das tuas afirmações tem "Cultura"(o que falta aos nossos Deputados. Risos!),ganhadora!
Bom dia e tudo de Bom!

Unknown disse...

É uma questão de formação: saber ganhar também se aprende...
Zito

Anónimo disse...

Hehehe!

Bo ta sofrê, hem, JB?

a) RB

P.S. Subscrevo e reforço o que disse o Miguel Barbosa

Unknown disse...

Ó João, se isto não é azia, vou ali e já volto... Pegares nas palavras de um daqueles palermas é o que dá. Imagina se fôssemos ligar às barbaridades do Pôncio Monteiro e outros que tal... E, para os mergulhos do Aimar, há que não esquecer da impossibilidade de um árbitro marcar uma grande penalidade no Dragão contra o FCP! Quanto à euforia vermelha, é normal, ou não? Quando o FCP começou a ganhar com o Pinto da Costa, depois de 19 anos de jejum, foi exactamente a mesma coisa. É claro que este Benfica ainda não ganhou nada, e pode mesmo vir a não ganhar nada, mas garanto-te que o prazer de os ver jogar neste momento já terá valido a pena. Abraço.

Unknown disse...

Galináceos: esqueçam lá isso da azia! Só se for de barriga cheia, rapazes. Se há coisa que aprendi na vida é que não se pode ganhar sempre, e vá lá, que seja assim, sem necessidades de Estoligates e outros que tais!

Vocês além de não saberem ganhar não tem o mínimo sentido de humor! Gozem à vontade. Porque com o gesto dos quatro dedos e a desculpa esfarrada do messias na conferência de imprensa só prova que o homem além de ser excelente treinador é também um bom mentiroso (uma coisa não invalida a outra). Além de que lhe falta carácter para admitir o óbvio: "fiz aquilo para provocar, sim, e depois? Ele não disse o que disse sobre mim no passado? Aqui se fazem, aqui se pagam!" Teria sido muito mais digno. Mas não, acobardou-se.

Miguel, o teu nível de argumentação é tocante. Estou emocionado!

RB, dedica-te à poesia, homem!

Anónimo disse...

Pois dedico: por isso é que sou benfiquista!

Hehehehe!


a) RB

mrvadaz disse...

Óh João!

Deixa a malta festejar, é normal, ao fim ao cabo, são benfiquistas. Só lhes posso dizer que o campeonato ainda falta muito a jogar.

TETRACAMPEÃO SEM RIVAIS!POOORTOO!

Gilson disse...

Os 3 FFF...ainda sobrou um dos Fs, esse sim o verdadeiro ópio do povo, tornando gente boa em gente irracional e hipócrita, podendo tudo ser branco ou preto dependendo da cor da camisola...

David disse...

O Mourinho, esse homem que não provocava ninguém esse sim um gentleman para não falar do “Homem da fruta” senhor honestidade e simpatia...

Carla disse...

João!
a verdade é que por enquanto é apenas "carrêra de burr". ainda es ka ganhá nada. é esperar para ver. e caso ess consegui ganhá campeonato ainda ess tem que c´mê mut feijão com arroz para tchegá na tetra!
Portanto tchas festejá. inda ess tem mut tchoro pa frente!
FCP Sempre!

Unknown disse...

É assim mesmo! Estava a ver que não havia portistas a comentar este post!

hugo disse...

tanta azia :)
é bom ver, eheheh

Unknown disse...

ESTE POST BATEU O RECORDE DE INTERVENÇÕES DOS ULTIMOS OITO DIAS... SIGNIFICATIVO ?
Zito

Unknown disse...

Com certeza. Tudo que seja futebol e sexo, é participação garantida. Olha, os últimos post's sobre questões de participação cívica e política foram quase ignorados. Significativo?

hugo disse...

embora seja fã (de fanático??:):) de futebol e pelo meu benfica..:) não deixo de achar (também!) uma tristeza esta ditadura cega do futebol. e a falta de civismo e interesse político (quer dizer, tudo o que nós somos é política - infelizmente não posso dizer o mesmo do civismo) reflecte-se no dia a dia, mas também nesses pobres meandros futebolisiticos..

e já alguem se lembrou de levar avante uma politica de votação mediante a participação activa? sei que é complicado e acarreta várias desigualdades e injustiças.

mas também tenho de confessar que me custa ver algumas mentes ignorantes (a gritar "filhos da p***" a apoiantes de outros clubes, enquanto cospem para o chão e a dizer "anda cá que te como toda" ou "se fosse eu que mandasse, a esses maricas matava-os a todos") ter o mesmo peso democrático no voto do que um individuo que pensa seriamente nas questões. E se há uns que gostam dos buch´s, berlusconi´s, santanas´s, jardim´s; há quem goste de gente séria e qualificada a gerir as suas (as nossas) políticas. e as politicas também se reflectem na mensalidade da sport-tv. não somente naqueles dossiês Lisboa e tal, que para uma grande maioria é SÓ mais uma coisa manhosa que uns politicos andam a discutir...