Café Sonoro

5 Comments


Que Falta Você me Faz

Comemoraram-se 50 anos sobre o aparecimento da Bossa Nova, e (também) por isso trago este disco memorável à prateleira sonora do Margoso. São 15 faixas da mais pura poesia, dita e cantada, ou por Bethãnia ou pelo próprio Vinicius, numa bela edição que nos enche a alma como um sopro. Um tributo a Vinicius. Um tributo à vida.

Como dizia o poeta, o bom samba é uma forma de oração. Em Que Falta Você me Faz, Maria Bethânia redimensiona sua memória afectiva – e a de infindáveis gerações de brasileiros – através do cancioneiro de Vinicius de Moraes. São 15 faixas, em parcerias com Antonio Carlos Jobim, Garoto, Chico Buarque, Carlos Lyra, Baden Powell, Toquinho, Adoniran Barbosa, Jards Macalé, além de uma versão de Caetano Veloso para Nature Boy, de Eden Ahbez, incluindo um antigo registro da voz de Vinicius, recuperado por Bethânia.

Pelo meio, Bethãnia recita o poema «Monólogo de Orfeu», uma das mais belas declarações de amor escritas em língua portuguesa.

Ah, minha Eurídice
Meu verso, meu silêncio, minha música!
Nunca fujas de mim! sem ti sou nada
Sou coisa sem razão, jogada, sou
Pedra rolada.




You may also like

5 comentários:

Anónimo disse...

"É melhor ser alegre que ser triste. Alegria é a melhor coisa que existe..."

Viva o Vinicius que é muitos, por isso, de Moraes e não de Moral (segundo o Tom), o eterno poeta do amor

Fiquei com gana de ouvir esse disco. Obrigado pela dica.

Unknown disse...

Caro amigo, é uma edição relativamente recente (de 2004) e portanto não será dificil de encontrar. Abr.

Anónimo disse...

Chico, Bethania, Veloso ... vozes que preencheram a minha infancia e continuarao ate a minha velhice... e para alem.

"Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único ..."
Construcao de Chico B

Ate logo,

Sara

Unknown disse...

Sara, ou como se canta no final, na junção desse tema a um outro, «Deus lhe(s) pague»... pelo génio, poesia e musica.

Anónimo disse...

Adoro a Maria Bethânia, e este cd "Que falta você me faz" é um dos meus cds preferidos. Temas como "Modinha","Minha namorada", "Bom dia tristeza", "Samba da bênção" ou "Tarde em Itapoã" são interpretadas de uma forma sofisticada e deslumbrante. Outro cd da Maria Bethânia que gosto muito é o Álibi de 1978. É considero, por muitos, como sendo o melhor disco dela, basta referirmos que tem temas como: "Álibi", "Ronda" "Explode Coração", "Negue","Sonho Meu", "De Todas as Maneiras", "Cálice", de compositores como Djavan, Chico Buarque e Gilberto Gil entre outros, com participação de Gal Costa e Alcione em dueto. Enfim, é um disco lindo!
Em 2003 assisti um concerto da Maria Bethânia e o Gilberto Gil ao vivo. Os dois juntos cantaram velhos e novos sucessos deles e foi uma noite que me marcou muito!
Abraços!
Ruben.