Perguntas Cafeanas

17 Comments




Sinceramente, digam-me: onde é que
os nossos políticos pretendem chegar com
este tipo de «debate» (?) «político» (?)?


À melhor resposta, ofereço um café




You may also like

17 comentários:

Baluka Brazao disse...

Pode-se chamar a isto que estamos a assistir de debate político?
Abraço.

Unknown disse...

Baluka, certamente reparaste que usei aspas e interrogações quando utilisei estes termos... Abr.

Anónimo disse...

simplesmente ao poder ... eles vendem o que nós compramos enquanto conjunto ou grupo .... e nós somos também reflexo disso e já agora uma interpelação a nós mesmos...

Unknown disse...

Não me parece que este tipo de debate tenha que ser um reflexo da sociedade d'hoje. Seria mau demais.

Anónimo disse...

À lado nenhum, de uma porra qualquer. Conhecem algum sítio melhor do que esse onde "debates políticos" desta categoria podem levar? Eu não! Ah e depois somos PDM... nem me atrevo a dizer como é que traduzo esta sigla. Adivinhem!

Abraço!

Unknown disse...

Sisi, como as coisas estão não é dificil adivinhar...

Carlos Parreira disse...

Ora digo e repito o que já tinha referido em tempos atrás, o discurso politico em Cabo Verde é antes um jogo de gato e rato, ou seja, os que estão no poder, acusam à oposição de serem uns mentirosos, e a oposição acusa o governo de faltar à verdade aos cidadãos.

Mas como dizem se não fosse assim não seria politica, seria outra coisa, porque a politica é antes uma luta incessante pela conquista do poder, e os ataques políticos fazem parte do jogo.

Raras são as ocasiões em que não se vêem os ditos “políticos” a não dizerem mal dos seus adversários, caluniando-o com um discurso enviesado, muitas vezes baseada em factos não credíveis.

Se o esforço despendido em falar mal do outro fosse canalizado em termos de ideias e projectos para o próprio beneficio das populações seria um grande passo para mundo da política em Cabo Verde. Mas, enfim, isto são “delírios” meus!

Em particular considero o discurso político cabo-verdiano (principalmente o eleitoral) oco de sentido e ideias.

Abrç tds

Baluka Brazao disse...

Na verdade isto pouco tem de debate politico. Mas demonstra o completo desnorte do maior partido da oposição para mal dos cabo-verdianos que continuam a ter como opção de governo um único partido sem ideias.
Abraço.

Unknown disse...

Odair e Baluka, os vossos comentários são, acima de tudo, a imagem de uma sociedade civil cansada deste ping pong sem qualquer conteúdo. Para quando uma terceira via? (e será esta necessária?)

Carlos Parreira disse...

Para mim uma terceira opção politica em Cabo Verde é desde há muito tempo necessária e precisa, pois desde da década de 90, da quando da abertura ao multipartidarismo, que vivemos na sombra de duas vias políticas como alternativas à governação do pais. Uma terceira força política credível é neste momento algo que ainda não encontrou formas de se materializar, mas … um dia quem sabe!

Unknown disse...

Odair, já houve tentativas que não resultaram por razões obvias. Umas por serem projectos com natureza evidentemente regionalista, outras por resultarem de cissões de partidos maiores. O aparecimento duma terceira via em Cabo Verde revela-se particularmente complexa.

Anónimo disse...

precisamos é de mais cidadania, só assim conseguiremos elevar o nível da crítica e consequentemente melhor postura politica.

abs
TD

Unknown disse...

Tide, também, mas não só. Aliás, o caminho a percorrer é muito longo. A ultima tentativa (frustrada) de manifestação dos taxistas na Praia foi apenas mais um exemplo disso mesmo. Depois em Cabo Verde sofremos de um mal de excessiva partidarização em tudo o que diz respeito a iniciativas cívicas. Já sabes como é, se não estás comigo ou se não és amarelo, é porque és meu inimigo e és verde. Ou vice-versa. Como escrevi uma vez, no país do mar há cada vez menos espaço para o azul. Abr.

Anónimo disse...

Uma solução cafeinod: criar o GreenBloggeurs, um partido virtual pa da coerência na nome Cabo "Verde". (pfff, ess café te mesme margoz ô um ti ta durmi ainda)

Braça de fund de mar.

Unknown disse...

Fund de Mar? Mod kê? Lá bo ka t'ovi discurso politico?

Anónimo disse...

Aram :o)))
Ondê cum ta podê captás?

Unknown disse...

Espiá un antena d'ouriço. Quem sabe bo ta panhá Tévec ou Radio Nacional...