Os Nossos Deputados

5 Comments

Muito interessante este estudo que encontrei no blogue di Nhu Naxu, ao que parece publicado no prĂ³prio site da Assembleia Nacional. Uma espreitadela nestes quadros estatĂ­sticos diz-nos bastante sobre o perfil do deputado da Assembleia Nacional hoje, das diferenças entre os dois maiores partidos e revela-nos alguns dados importantes.

Vamos Ă s imagens (clicar nas imagens para ver melhor):







Agora algumas conclusões:

  • A maioria dos deputados tem entre os 45 e 60 anos de idade, sendo que a renovaĂ§Ă£o geracional se sente mais na oposiĂ§Ă£o do que na situaĂ§Ă£o;
  • HĂ¡ uma falta gritante de mulheres na Assembleia Nacional;
  • HĂ¡ muitos licenciados, mas apenas um doutor com todas as letras;
  • As profissões mais presentes sĂ£o as de professor, engenheiro e inspector.

Mais comentĂ¡rios?




You may also like

5 comentĂ¡rios:

Edy disse...

JoĂ£o,
na verdade o que se encontra no site da Assembleia Nacional sĂ£o os dados por extenso dos deputados (nome,idade,profissĂ£o,habilitações,partido e circulo eleitoral) e nĂ£o os dados estatĂ­sticos.Cheguei a esses dados estatĂ­sticos,porque tive o "trabalhĂ£o" de criar a base de dados a partir dos dados por extenso e analisar.
NĂ£o desenvolvi muito a analise para deixar que cada um chegasse Ă  sua conclusĂ£o(gostei dessa de renovaĂ§Ă£o geracional).

PS: como deves ter visto,mencionei que alguns dos dados podem estar desactualizado;Ă© o caso do Ăºnico Doutor na Assembleia (era o Dr.OnĂ©simo Silveira)
Abraço

Edy disse...

JoĂ£o,
na verdade o que existe no site da Assembleia Nacional sĂ£o os dados dos deputados por extenso (nome,idade,partido,circulo eleitoral,habilitações e profissĂ£o);exactamente igual Ă s pautas de notas nas escolas.Para chegar aos dados estatĂ­sticos tive de criar uma base de dados em "spss" e analisar.
NĂ£o desenvolvi muito a anĂ¡lise porque quero que cada um leia os dados e tire a sua prĂ³pria conclusĂ£o...como fizeste!Talvez escrevas um post sobre a "renovaĂ§Ă£o geracional" e sobre a falta de mulheres na assembleia...

ps: o Ăºnico doutor jĂ¡ nĂ£o estĂ¡ na assembleia (onĂ©simo silveira);daĂ­ ter dito que alguma coisa podias estar desactualizada porque o site da assembleia tambem nĂ£o Ă© actualizado desde o inĂ­cio da legislatura.

Unknown disse...

Edy, olha nĂ£o sabia mas reforça a sensaĂ§Ă£o de parabĂ©ns. Grande trabalho fizeste tu! E penso que merece alguma reflexĂ£o, nĂ£o Ă©?

AnĂ³nimo disse...

Bom trabalho! É um exemplo a ser seguido.
A prĂ³pria assembleia deveria actualizar esta info e publicĂ¡-la para tds os cverdianos consultarem.

Nunca tinha visto tal info, nem nos jornais.

De facto, este blog...5*!!

1 admiradora

Unknown disse...

Obrigado, mas o seu a seu dono.O Edy Ă© que fez o trabalho todo. Apenas aproveitei e divulguei.