Os Nossos Deputados

5 Comments

Muito interessante este estudo que encontrei no blogue di Nhu Naxu, ao que parece publicado no próprio site da Assembleia Nacional. Uma espreitadela nestes quadros estatísticos diz-nos bastante sobre o perfil do deputado da Assembleia Nacional hoje, das diferenças entre os dois maiores partidos e revela-nos alguns dados importantes.

Vamos às imagens (clicar nas imagens para ver melhor):







Agora algumas conclusões:

  • A maioria dos deputados tem entre os 45 e 60 anos de idade, sendo que a renovação geracional se sente mais na oposição do que na situação;
  • Há uma falta gritante de mulheres na Assembleia Nacional;
  • Há muitos licenciados, mas apenas um doutor com todas as letras;
  • As profissões mais presentes são as de professor, engenheiro e inspector.

Mais comentários?




You may also like

5 comentários:

Edy disse...

João,
na verdade o que se encontra no site da Assembleia Nacional são os dados por extenso dos deputados (nome,idade,profissão,habilitações,partido e circulo eleitoral) e não os dados estatísticos.Cheguei a esses dados estatísticos,porque tive o "trabalhão" de criar a base de dados a partir dos dados por extenso e analisar.
Não desenvolvi muito a analise para deixar que cada um chegasse à sua conclusão(gostei dessa de renovação geracional).

PS: como deves ter visto,mencionei que alguns dos dados podem estar desactualizado;é o caso do único Doutor na Assembleia (era o Dr.Onésimo Silveira)
Abraço

Edy disse...

João,
na verdade o que existe no site da Assembleia Nacional são os dados dos deputados por extenso (nome,idade,partido,circulo eleitoral,habilitações e profissão);exactamente igual às pautas de notas nas escolas.Para chegar aos dados estatísticos tive de criar uma base de dados em "spss" e analisar.
Não desenvolvi muito a análise porque quero que cada um leia os dados e tire a sua própria conclusão...como fizeste!Talvez escrevas um post sobre a "renovação geracional" e sobre a falta de mulheres na assembleia...

ps: o único doutor já não está na assembleia (onésimo silveira);daí ter dito que alguma coisa podias estar desactualizada porque o site da assembleia tambem não é actualizado desde o início da legislatura.

João Branco disse...

Edy, olha não sabia mas reforça a sensação de parabéns. Grande trabalho fizeste tu! E penso que merece alguma reflexão, não é?

Anónimo disse...

Bom trabalho! É um exemplo a ser seguido.
A própria assembleia deveria actualizar esta info e publicá-la para tds os cverdianos consultarem.

Nunca tinha visto tal info, nem nos jornais.

De facto, este blog...5*!!

1 admiradora

João Branco disse...

Obrigado, mas o seu a seu dono.O Edy é que fez o trabalho todo. Apenas aproveitei e divulguei.