Café Literário

6 Comments




Algumas clientes tem comentado a falta dos cafés referentes a filmes, livros ou discos. Respondendo ao desafio de não deixar morrer este género de temáticas, e porque este é um café de (com) cultura, aqui fica uma primeira dica, depois de algum tempo de ausência neste sector: leiam "Leite Derramado", de Chico Buarque.

Mais conhecido como músico - possivelmente o maior compositor brasileiro de todos os tempos - Chico Buarque lançou este ano o seu terceiro romance. Um livro sobre a velhice, a(s) memória(s), ou a falta que ela nos faz na recta final da vida, ou de como ela, a memória, nos confunde a partir nesse período da vida. É um romance que se lê de um fôlego só, daqueles que iniciamos e só terminamos de madrugada, ao virar da última página. Não que seja rodeado de suspense, tipo livro policial, mas porque é como uma bebida agridoce que se bebe devagar, apreciando cada gota. Neste caso, cada palavra.

Ah para quem puder, arranje a versão brasileira. Faz tudo mais sentido e nada como ler no original mesmo. Até porque não faz muito sentido estar a traduzir duas versões da mesma língua. Mas esse já é outro assunto que não cabe nesta singela sugestão literária.





You may also like

6 comentários:

Manu Moreno disse...

Djonsa acabei de ler o livro na qta feira passada, ADOREI,e e' uma escrita com dedos de Axu onde demonstra a decadencia social e cultural da familia Assumpxao, do brasil(e porque nao de C.V)...Neste momento estou na literatura do Mia Couto(sublime) com cada Homem e' uma Raxa ou seja no ultimo capitulo
"Os mastros do paralem"...amanha vou comexar a ler Terra Sonambula!

Boa leitura a familia margoso!!

Manumoreno
Kel abxom di kuraxom!!

Lily disse...

Nem acredito neste post... ontem quando deixei a mensagem sobre o Chico Buarque e a sugestão dos livros, musica, cinema, estive tentada a falar sobre este livro...As férias foram também boas para pôr alguma leitura em ordem - Budapeste, também do Chico Buarque, Barroco Tropical e Queimada Viva... e não resisti em comprar o Leite Derramado, prestes a ser iniciado!
Ele há coisas...
Obrigada pelo post e venham mais Cafés Literários e afins!

Tchale Figueira disse...

João há um livro incrivel de Jonathan Littlle: AS BENEVOLENTAS.

A condição humana por excelencia

Catarina Cardoso disse...

Oi João,


obrigada pela atenção que dispensas aos clientes.
Quanto ao livro do Chico aguçaste o meu apetite já que não tinha grande vontade de o ler, até porque como dissete e bem talvez ele seja o melhor compositor brasileiro vivo e eu acho sp meio suspeito quando alguém é muito bom em muitas coisas...de qualquer modo tinha lido o estorvo, tb dele e não gostei muito por isso estava de pé atrás em relação a este. mas, convenceste-me!

Obrigada pela retoma desta rúbrica!

Um abraço

Manu Moreno disse...

Se o meu grande Poeta e artista encomendou, vou comprar o livro assim que chegar de ferias...Obrigado!!!

NB: nao consigo enviar comentarios no teu blog, e nao sei o pq?

ManuMoreno
Kel abxom di kuraxom!!

velu disse...

ACABEI DE O LER SEMANA PASSADA! E... VERSÃO BRASILEIRA...
LINDO... APAIXONANTE!
ACONSELHO!