Um Café Sintomático

8 Comments



Assisti ontem de madrugada a uma cena inusitada: já muito tarde ouviu-se bem perto da minha casa, no bairro Alto de S. Nicolau, um enorme estrondo. De início ainda pensei que podia ter sido um tiro, mas o barulho era diferente. Subi ao terraço, ouviam-se agora todos os cães da zona a ladrar desvairados, e numa rua paralela percebi o que acontecera, graças ao relato de um guarda nocturno de uma casa ali em construção: dois rapazes, ainda adolescentes, passaram por um carro novo que ali estava estacionado e sem mais delongas, pegaram em dois blocos da rua e pimba, partiram o vidro da frente, com duas violentas pedradas, pondo-se de imediato em fuga. Os donos do automóvel, um pacato casal que acordou atordoado com aquilo tudo, não me pareceu ser daqueles que justifiquem inimigos capazes de encomendar o serviço. Portanto, o que eu concluo é que este acto foi feito por pura diversão. Aliás, era essa a versão do guarda. Es fazê ess koza por feling, disse ele. Dito isto, apetece dizer que a sociedade que pior prepara o seu futuro é aquela que é incapaz de ler (e entender) os seus próprios sintomas.




You may also like

8 comentários:

Anónimo disse...

Há uns meses atrás, por volta da meia noite um grupo de cinco rapazes adolescentes vestidos de branco apedrejaram a casa dos meus pais por diversão. Estes tinham ido morar para a casa nova havia pouco tempo. Um vizinho viu a cena do alto do seu terraço,disse que um dos rapazes correu para traz para fazer balanço e com toda a força arremessou uma pedra de calçada em direcção à porta principal. O mesmo vizinho disse também que aquela não era a primeira vez que os rapazes de branco atacavam a zona do Madeiralzinho.

Marlene

Unknown disse...

A violencia será um defeito genético mas a violencia gratuita já cheira a problema social...
Zito

Anónimo disse...

A delinquência juvenil (ainda que apenas na sua vertente "vandalismo") é obviamente um problema social.

Sobretudo em Cabo Verde, em que a taxa de desemprego há muito se situa em dois dígitos altos.

É, portanto, um problema para ser resolvido em mais do que uma geração.

Entretanto a sociedade merece (e espera) também viver em paz enquanto o problema se não resolve.

Por isso digo (como algures já disse): dê-se-lhes o pão, mas também o pau!

a) RB

Anónimo disse...

O meu carro já foi vandalizado três vezes, sendo que os prejuizos ascendem a uns 30.000$00, sem contabilizar os transtornos que são muitos.

Os sacanas atacam quase sempre de madrugada, no regresso da borga, quando o espirito anda atolado de grogue e póff, e então decidem mostrar que nesta terra impõe-se a lei do mais forte.

De todas as vezes fui a PJ apresentar queixa, até então, sem resultado. O mais caricato é que na sequência da vandalização, ia ser multado pela Polícia de Transito, pois os farois estavam partidos (transgressão ao código de estrada). Tentei lhes explicar a situação, e a resposta foi a seguinte: independentemente do seu carro ter sido vandalizado, voce deve repor (isto é, do meu bolso) a normalidade da situação, até que a justiça seja feita…

Sinceramente, tenho pedido a deus “paciencia” em vez de “força” pois, se me der “força”, um destes dias mato um destes filhas da Puta.

Sou um Jovem pagador de imposto.

Anónimo disse...

Pois ! A ir por esse caminho com gente a dizer que vai matar outro só porque lhe partiram o farol do carro vamos bem ! Muito bem mesmo !
Aliás o café sintomático vem mesmo a calhar. Um grupinho de adolescentes perturbods arranjem distúrbios. O dono de uma viatura ameça tirar a vida de um deles por uns miseros 30 mil escudos. Mas que pais é este ? Anónimo e depois de matar o rapazinho que partiu-te os faróis ias fazer o quê ? Arranjar um BOM ADVOGADO PARA DEFENDER-TE ? (Aliás PELO ESTADO DA JUSTIÇA EM CABO VERDE que DEFENDE EM PRIMEIRO E ANTES DE TUDO OS "PODEROSOS" como tu ...não seria de estranhar seres ilibado) Sinceramente ! Sociedade perturbada é o que temos.

gatunix disse...

matar eu nao ia por essa caminho... mas uma carga de porrada e depois chamar a policia e dizer q ele tropeçou ja nao era mau....

ha uns anos no sal aconteceu a mesma coisa, isso de partiram vidro a um cota maluco, e ele encontrou o grupo sentado num passeio, o grupo sai a correr, um rapaz q nao tinha nadaver apenas tava sentado no passeio nao correu, apanhou a sova da vida dele... passou 1a semana sem se mexer...
pelo pecador, paga o justo...


nao defendo homicidio, mas bela sova ou mudar a lei e imitar os igipcios e cortar a mao a esses prevaricadores ja nao era nada mau para começar...

Anónimo disse...

Pois ... ! E se o rapazinho que apanhou a sova da vida dele sem ter feito nada fosse familiar teu ? Ah não pode ser não é ? Os teus familiares estão é do lado de quem dá sova nos mais fracos e que não tenham feito nada ! É verdade

Anónimo disse...

Sr. Paulo já ouviu falar em causa efeito e acção-reacção entre humanos que são nada mais nada menos que animais (racionais sim sim mas animais, com instintos que ainda a ciência não conseguiu desvendar na totalidade. Ou sabemos tudo? Violência gera violência, aqueles a quem se inflinge o mal também fará o mal... Uma vítima de violência não é totalmente inocente. Se se evitar andar sozinho à noite, evitar-s-à ser espancado por um maníaco qualquer. E mais ainda se se evitar assaltar o carro ou a casa de alguém evitar-se-à ser agredido pelo dono da casa ou do carro que também pode ser um mais maníaco ainda.

Sou um trabalhador da construção civil (vendedor de pedra)