Crónica desaforada

12 Comments


Vamos todos para o Inferno

1. É uma notícia fresca, que pode mudar o Mundo. O Vaticano fez saber, em forma de entrevista, que a lista dos 7 Pecados Mortais vai ser actualizada. A modernidade assim obriga, já que veio dar uma dimensão social a novos pecados como a poluição ou o consumo de drogas.

2. Eram sete, mas a modernidade obrigou a Igreja a actualizar os pecados mortais e a renovar a lista de situações que, sem arrependimento ou confissão, condenam a alma humana ao fogo eterno do Inferno. Por isso, segundo se pode ler no jornal oficial do Vaticano, a partir de agora, o consumo de drogas, a poluição ou a desigualdade social passam a constar da lista de novos pecados que podem custar o descanso eterno.

3. A fonte é clara, sagrada e composta apenas por água benta. Estamos a falar do jornal Osservatore Romano, e de Gianfranco Girotti, responsável pelo tribunal da Cúria Romana, que explicou numa entrevista que os novos pecados vão para além da individualidade, ganhando uma dimensão social.

4. De todas as novidades, a manipulação genética é a considerada mais grave pela Santa Sé, «dentro da qual não se podem deixar de denunciar algumas violações de direitos fundamentais da natureza humana, através de experiências e manipulações genéticas, cujos êxitos são difíceis de prever e manter controlados», revela a referida entrevista.

5. Mas as novidades não se ficam por aqui. A partir deste momento, a pedofilia e aborto, não por mero acaso colocados lado a lado com se de pecados gémeos se tratassem, condenam a alma humana, assim como a injustiça social ou a poluição ambiental, uma área que, segundo Girotti, «desperta hoje grande interesse».

6. A lista não poderia ficar completa sem a condenação do consumo de substâncias proibidas. «A droga enfraquece a psique e obscurece a inteligência, deixando muitos jovens fora do circuito da Igreja», pode-se ler ainda na mesma entrevista divulgada em vários sítios noticiosos na Internet.

7. Esta é a segunda novidade dogmática profunda anunciada pela Igreja Católica nos últimos tempos. Para quem não soube, a primeira teve como centro nevrálgico o anúncio de que o Inferno, afinal, existe, e não são os outros. O Papa Bento XVI esclareceu recentemente, durante um encontro realizado em Roma, que “o Inferno existe“. Assim mesmo, com a singeleza com que um agente de viagens informa um turista céptico: “A Ilha da Reunião existe”.

8. O esclarecimento era necessário, já que o anterior Papa, João Paulo II, igualmente infalível na matéria, afirmara várias vezes que “o Inferno não é um lugar, mas um estado de privação de Deus”. Afinal, garante Bento XVI, o Inferno “existe mesmo, e é eterno”. Não é um estado, é um Estado.

9. São muitas novidades e podem provocar duas consequências inevitáveis: a primeira que salta à vista é a necessidade premente de se proceder a obras de remodelação e ampliação do Inferno já que, com os novos pecados mortais que aí vem, os inquilinos vão multiplicar-se de forma exponencial. Ainda por cima, sabendo-se, como foi anunciado, que o lugar é mesmo um lugar e não apenas um estado de espírito.

10. Não sei se estão a ver a gravidade da coisa. Os novos pecados resumidamente anunciam os seguintes pressupostos: (1) Não manipularás geneticamente o teu semelhante; (2) Não poluirás o ambiente; (3) Não causarás a injustiça social; (4) Não causarás pobreza; (5) Não acumularás excessiva riqueza; (6) Não usarás drogas.

11. Assim, à primeira vista, 98% dos governantes do planeta terra teriam lugar garantido no Inferno. A eles acrescentaríamos 99,5% dos administradores das grandes empresas globais, multinacionais, regionais ou locais. O pecado da droga pode também levar de uma acentada muitos bons cristãos, transformados por decreto em ovelhas negras, até porque ninguém ainda nos esclareceu se o vinho tinto, com uma média de 12 a 15% de álccol, e bebido na principal cerimónia religiosa catolica, pode também ser considerado uma droga ou não, ou se depende do local e /ou da quantidade em que é consumido.

12. As intenções são as melhores, mas como todos sabemos o Inferno também está infestado delas. Com tanta gente poderosa envolvida nesta nova política internacional do pecado, ficamos desconfiados se não terá havido algum empresário com vontade de investir que tenha comprado já uma quantidade razoável de terrenos no Inferno e projectado um resort com todas as mordomias, ou se algum responsável do local não terá definido certas áreas infernais, como Zonas Integradas de Desenvolvimento Turístico, com vista a fomentar o desenvolvimento sustentado do lugar. Até porque, tudo indica, a procura vai ser grande!

13. Ainda mais sabendo dos resultados de alguns estudos que não podem deixar de preocupar a cúpula da Igreja. Um dos últimos desses estudos revelou que hoje são mais as pessoas que verificam se têm os seus aparelhos electrónicos a carregar do aquelas que rezam antes de dormir. Ou o dado, revelado pelo Vaticano, de que 60% dos fieis deixaram de se confessar, por acharem não haver necessidade de um padre como intermediário do perdão divino. Possivelmente, agora utilizam a Internet ou telemóveis da 3ª geração para comunicar directamente com Deus.

Mindelo, 12 de Março de 2008

Imagem: pormenor da pintura de Bosch
Fontes: aqui



You may also like

12 comentários:

Eileen Almeida Barbosa disse...

João, isto está o máximo!!! São tantos os ridículos que nem sei por onde começar. Como podem os homens, para já, definir quais são os pecados capitais, se estes foram ditados pelo próprio "aquele que é"? (que, pelo andar da carruagem, já é, há muito tempo, "aquele que foi". Estes pecados estão muito, mas muito mais virados para os interesses da Igreja, meio politicamente correcta no que diz respeito ao ambiente, mas a dar cabo das mulheres, por terem que parir por terem fodido.
Se os pecados ditados por aquele que foi era de certa forma inapeláveis, ou, dito de outra forma, claros, objectivos e sem "se", estes, tal como tu próprio começaste por perguntar, têm logo uma série de questões a levantar: então e o vinho? Então e se tiver sido violada? E se for para curar vidas?
Enfim, eu o que não entendo é que a Igreja, continue, nos dias de hoje, ainda com o poder que tem.

Unknown disse...

Pois é, Eileen. A mim, durante a escrita desta crónica, também me apeteceu escrever alguns desaforos outros, mas fiquei-me pelo amado número 13, que é sempre uma boa forma de se iniciar uma interessante conversa. Abr.

Anónimo disse...

e mim ta otcha que ês (vaticano, os amigos do Juju,e companhia limitada) deve é começa ta reparti qués data de riqueza kês têm la dentro, logo coza ja tava fca mais equilibrado pa descuti novos mandamentos e outros...acumulaçéao de riqueza uma ova, cada um desenrasca moda el puder,se tiver de presta conta,mais vale bô txega de bolso cheio, pois um lugar na PARADISE, compra-se eh eh eh

Unknown disse...

Elefante, ex-hiena: com esse discurso, o teu lugar está garantido!

Alex disse...

Não tenho tempo agora, e este Post pede alguma dedicação.
Para já só digo isto.
Se esta tua sinopse faz justiça ao que Eles (a Santíssima Madre Igreja diz), então concordo.
1) Não manipularás geneticamente o teu semelhante; (2) Não poluirás o ambiente; (3) Não causarás a injustiça social; (4) Não causarás pobreza; (5) Não acumularás excessiva riqueza; (6) Não usarás drogas.
CONCORDO porque, a tirar daí as consequências, seria o FIM DA PRÓPRIA COISA. Da Igreja como Instituição, entenda-se. Ou melhor, do pior de uma certa Igreja-Instituição, que ele há gente boa em todo o lado.
Prometo voltar.
Abç's
ZCunha

Anónimo disse...

Giovanni Bianco... Adorei este post... Mas penso que que a Igreja pecou por não ter actualizado mais essa lista. Então não deveria ser considerado um Pecado capital acções como:
-Inventar um Virus
-Roubar a Password de Alguem
-Mentir no hi5
-Colocar (offline nos Messengers) qdo se está online
-Dizer a uma pessoa que não queremos dançar, e dançar com outra na mesma musica
-Candidatar-se para um cargo que à priori sabemos não o iremos desempenhar até ao fim
-Comprar sem dinheiro no secondlife.com
-Ter mais do que 10Gigga de porno no Computador
-Crackear Software
Consigo imaginar pelo menos algumas dezenas ou centenas de actos/acções, que aos olhos da Igreja deveriam ser consideradas Pecados Mortais, mas tenho a certeza se Deus existisse para ele seria Um Pecado Mortal, o acto de inventar um Pecado Mortal em nome d´Ele e tentar impingi-lo aos outros... Fala Sério!!!

Tal como sempre digo... Há de tudo neste mercado de Deus... talvez não há é... O Deus...

Abraços... Tey

Ess cafe ta sebim...

Anónimo disse...

Faz-me confusão, o Vaticano tratar assuntos tão sérios nestes termos, ao invés de fomentarem a ideia de que a nossa vida pode se transformar num INFERNO (sem ter k ir ao "INFERNO") se coisas tão sérias como o consumo de drogas, poluição ambiental e desigualdade social continuarem a serem tratadas com tanta banalidade.

Abraço!

Unknown disse...

Alex, é isso mesmo. Foram vários tiros nos próprios pés. E quem tem pés de barro arrisca-se a cair do pedestal de forma estrondosa. A minha opinião é muito simples: se é assim que a Igreja Católica pensa adaptar-se aos novos tempos, estão no caminho errado. Mesmo na casa de Deus, os telhados de vidro se quebram com a mesma facilidade.

Tey, já há muito tempo me andava a perguntar por onde andarias, que nem te dignavas a aparecer! E eis-te aqui, com um comentário 5 estrelas. Algumas das tuas observações valem uma cafeana. Me aguarda. Aquele abraço e volta sempre!

Sisi, a nossa vida está predestinada para ser Infernal. Basta olhar à nossa volta. Nós é que temos que ser capazes de, mesmo assim, transformá-la, não digo num paraíso, mas numa boa experiência.

Anónimo disse...

Dias atrás ao ver o telejornal fartei-me de rir com a reacção de um relativamente a essas decisões do Vaticano. Mas, por outro lado, penso que muitas das coisas que as pessoas não fazem têm a ver com a conduta moral, que claramente é uma moral ancorada numa tradição religiosa. Pensemos na pedófilia ou mesmo na corrupção, que pessoalmente condeno-os veemente, considerando-os hediondo. O quero dizer é que estamos imbricados nessa conduta moral religiosa por mais que as pessoas não aceitem isso. Pergunto então: o porquê de na nossa sociedade os homens não casarem com 3 ou 4 mulheres, e as mulheres não casarem com 4 ou 5 homens; ou porquê das pessoas não praticarem o incesto ou canibalismo. Claramente não o fazemos porque para nós é errado, e pessoalmente nunca os faria. Aqui claramente está o que referi acima que é a questão de acreditarmos e/ou aceitamos que existe uma certa conduta moral a cumprir. E essa conduta é amplamente religiosa, ou não?

Unknown disse...

Anónimo das vinte e 36: não acredito nessa da moral ser amplamente religiosa. O problema é outro: todas as religiões pretendem, mesmo que à força ou recorrendo à chantagem (vamos todos para o Inferno), impor-nos a sua moral. Abr.

Anónimo disse...

A moral é imposta? Será? Não sei não. Mas lembre que essa moral é aceite, ou não? O porquê disso?
Abraços e parabéns pelo blog,
Zé António.

Unknown disse...

Toda a moral é imposta. Digo isto como homem do teatro. Aliás, eu sempre disse publicamente para quem me quer ouvir que o teatro que pretende impor uma moral é um teatro morto e cobarde. Abraço.