Cafeína

4 Comments

«Porque é que, na maior parte das vezes, os homens na vida quotidiana dizem a verdade? Certamente, não porque um deus proibiu mentir. Mas sim, em primeiro lugar, porque é mais cómodo, pois a mentira exige invenção, dissimulação e memória. Por isso Swift diz: "Quem conta uma mentira raramente se apercebe do pesado fardo que toma sobre si; é que, para manter uma mentira, tem de inventar outras vinte."»

Friedrich Nietzsche, in «Humano, Demasiado Humano»


You may also like

4 comentários:

Alex disse...

Pois é João, também há coisas no estimado Friedrich que se desactualizaram. Se ele soubesse o que por aí vai, teria de rever muita coisa.
ZCunha

P.S.- Recomendo a leitura simpática, mas light, de "Quando Nietzsche Chorou" de Irvin D. Yalom, Edição Saída de Emergência (Que grande nome para um Blog)

Unknown disse...

Clientes assim é que fazem falta. Fica a sugestão para um próximo café literário. Abr.

velu disse...

O ZCunha tem razão. Hoje a coisa é bem o contrário! E essa veio mesmo a calhar com um artigo que tenho estado a tentar escrever sobre a Mentira, tal é a sua situação actual.

Unknown disse...

Não sei se é ao contrário, nem sei se essa frase não contém um subtil grau de ironia, na forma como está escrita. Mas não deixa de ser verdade que atrás de uma mentira, vem logo vinte em catadupa.