Dia Mundial do Teatro

3 Comments




Comemora-se ohje, dia 27 de Março, o Dia Mundial do Teatro, criado em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro da UNESCO. Todos os anos, esta organização internacional convida alguém para escrever uma mensagem alusiva à data, Este ano, o convite foi feito à actriz inglesa Judi Dench.

Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2010


O Dia Mundial do Teatro é uma oportunidade para celebrar o Teatro nas suas múltiplas formas. O Teatro é uma fonte de divertimento e de inspiração e tem a capacidade de unificar as numerosas populações e culturas existentes no mundo. Mas é mais do que isso e também oferece oportunidades para educar e informar.

O Teatro é feito por todo o mundo e nem sempre nos espaços tradicionais de teatro. Os espectáculos podem acontecer em uma pequena aldeia de África, no sopé de uma montanha da Arménia, em uma pequena ilha do Pacífico. Só precisa de um espaço e de público. O Teatro tem o dom de nos fazer sorrir, de nos fazer chorar, mas também deve fazer-nos pensar e reflectir.

O Teatro faz-se com trabalho de equipa. Vêem-se os actores, mas existe um conjunto extraordinário de pessoas que não é visto. Elas são tão importantes como os actores e são as suas competências diversas e específicas que permitem que o espectáculo aconteça. Devem receber parte do triunfo e sucesso que se espera obter.

O dia 27 de Março é a data oficial do Dia Mundial do Teatro. Mas todos os dias deviam ser considerados, de maneiras diferentes, como um dia de Teatro, pois temos a responsabilidade de continuar essa tradição de divertimento, de educação e de edificação dos nossos públicos, sem os quais nós não poderíamos existir.


Dame Judi Dench





You may also like

3 comentários:

Adriano Reis (conta.storia@gmail.com) disse...

Saudações teatrais a todos os colegas, amigos e sobretudo ao publico!

Parabéns João pelo o prêmio de merito teatral que receberás hoje no mindelo, este prêmio é tua, é nossa (actores formado por ti) e de Cabo Verde.

O teatro em Cabo Verde hoje já é uma referencia cultural.

Saudações teatrais!

Anónimo disse...

Vai haver alguma comemoração em Cabo Verde?

Unknown disse...

Sim, vai. Cerimónia da entrega do Prémio de Mérito Teatral, no Salão Nobre da Câmara Municipal de S. Vicente, e peça da rua, Praça Nova, dedicada ao Eden Park, em frente ao mesmo. Isto no Mindelo.