Cafeína Comentada

2 Comments



“Não se pode estabelecer uma relação inequívoca de causalidade entre celibato e pedofilia, até porque há também muitos casados, até pais, que abusam sexualmente de menores. Mas também não se poderá desvincular totalmente celibato obrigatório e pedofilia, sobretudo quando, para chegar a padre, se foi educado desde criança ou adolescente num internato, aumentando o risco de uma sexualidade imatura. Em todo o caso, será necessário pensar na rápida revogação da lei do celibato.” 

Padre Anselmo Borges, Diário de Notícias (ver crónica completa, aqui)


Comentário Cafeano: depois dos mais variados escândalos, em vários continentes e diversos países que revelaram casos de pedofilia dentro das Igrejas e/ou praticados por padres, alguns destes casos abafados pela própria estrutura eclesiástica, se há algo que a Igreja Catolica já não pode fazer é vir dizer que esta história nojenta da pedofilia dos padres não é um real problema que deve - que tem - que ser enfrentado e resolvido de uma vez por todas. Acredito que terminar com o celibato seria um grande passo para essa mesma resolução. Aliás, sendo a família a base que sustenta muita da ideologia católica, e lembrando que alguns dos apóstolos de Jesus foram casados, se há algo que nunca percebi foi porque raio os padres não se podem casar e constituir família, como o mais comum dos mortais. Depois, dá nisto. Uma vergonha. Um horror. Deus pode até castigar os pecadores, na sua infinita sabedoria, mas o que eu gostaria mesmo era de ver estes criminosos de batina todos atrás das grades.




You may also like

2 comentários:

Lily disse...

Pois então já somos dois...

Helena Fontes disse...

Bom, não sei se há um efeito de casualidade ou não, o facto é que nunca ouvi dizer que os pastores nazarenos violaram crianças sob sua alçada.

Outra questão ligada a esta, porque trata-se de violência, é a discriminação às mulheres no acesso a lugares na hierarquia da igreja Católica. Quais as razões e fundamentos? Uma visão paternalista e machista em relação ao género feminino nas hostes católico-cristãs? Ou uma decorrência da tese que a mulher veio da costela de Adão?
Há postulados e ou dogmas que devem ser repensados, pois assentam em pilares ocos e de racionalidade duvidosa.

Já agora, o conceito de inferiorização de mulher na Igreja Católica, e enraizada nas nossas culturas, não contribuiu, também, para a discriminação "normal" e até há bem pouco aceite pelas ditas sociedades modernas?

Estou há muito tempo a pensar no assunto.

Helena Fontes