Café com Jazz

5 Comments



Já está disponível a página oficial do Kriol Jazz Festival 2010, que terá lugar na cidade da Praia nos próximos dias 9 e 10 de Abril. Segundo se pode ler esta edição contemplerá "um vasto leque de artistas crioulos num intercâmbio musical e humano em torno da eloquente programação oferecida nesta segunda edição."

Em 2010, o Festival presta homenagem ao compositor e pianista Horace Silver (na foto), co-fundador do movimento hard bop nos anos 50, um ícone do lendário Blue Note, um gigante do jazz, um monstro sagrado cuja as canções "Capeverdean Blues" e "Song for my father" demonstram seu compromisso com Cabo Verde, onde seu pai nasceu.

Consulte as novidades do certame, aqui




You may also like

5 comentários:

Amílcar Tavares disse...

Achei o programa extremamente bem concebido! Parabéns à organização.

Ariane Morais-Abreu disse...

De entrada, a dita homenagem a Horace Silver fica bem para a imagem publicitaria deste festival mas do conteudo ??! Mais um "truc" para captar, muito de longe, o brilho das estrelas do Jazz!! Porque nao convidam este senhor de tanto falar dele? O cachet esta fora de alcance?!! Ele nao se interessa a Cabo Verde?!! Ja la vao anos que as imposturas da praça tentam aproximarem-se do mestre americano sem resultado, claro!!
Sim, muito bonitinha a vitrina mas o que se perfila atras deste Kriol Jazz Festival?!! Mais uma vampirizaçao do espaço musical caboverdiano pela tentacular Lusafrica/Harmonia que tendo ja fagocitado nao so a Baia das Gatas, como a grande maioria dos festivais cv, vem agora culminar na capital com este pretendido Festival de jazz nunca visto em CV. Granda pretensao!! Nao sabe mais onde chupar, comer, dilapidar (e "cagar" pela mesma ocasiao)o sr José da Silva... engolindo criticamente os mais fraquinhos e impondo ao publico os sempiternos artistas da sua "écurie" como também os seus colaboradores vassais, por bem dizer sempre a mesma linha musical, sem surpreza, nem variaçao, nem piada!! Quando é que os Cv vao acordar do pesadelo da exploraçao sem limite e do monopolio que representam as consanguinas produtoras Lusafrica/Harmonia perante a musica cv em si e os musicos cv em geral???!!! A industria musical vista deste lado nao passa de uma estrategia comercial neoliberal mundial onde os majors (Sony, etc.) visam o controlo nao so das vendas (em diminuiçao), a ediçao dos titutlos (no caso de Sodade, Sangue de Beirona: espoliaçao dos titulos) como a recuperaçao dos circuitos festivaleiros onde programam quase exclusivamente os seus artistas, deixando cada vez mais de lado (e na miseria) os artistas independentes, os ineditos, os melhores no caso cv... Le sieur JDS peut une fois de plus bien se frotter les mains mais pour combien de temps encore... that is the question!!

PS: ver, sem falta, no link abaixo da Vibration Music, o que pensa no fundo e na forma a Lusafrica da Justiça cv, do falecido Zeferino Almeida, e sobretudo como interpreta ao seu exclusivo interesse a legislaçao internacional sobre os Direitos de autor.

http://www.vibrationsmusic.com/index.php?s=lusafrica

Ariane Morais-Abreu disse...

Que servem também os blogs para fazer valer o DIREITO de autor dos sem voz, dos Zeferino (s) Almeida (s) entupido em Sao Nicolau, que nao tive a sorte de viver em pais onde esta "contrefaçon" de Caminho longe, espoliaçao orquestrada pela Lusafrica, nao teria passado a porta da Sacem... Mas nunca é tarde para fazer valer este direito fundamental e inalienavel, junto do Tribunal de Paris que so precisa da decisao de "exequatur" dos tribunais cv para fazer justiça à son tour e poder condenar os contrafeitores (editor e pretendidos autores) ao retrocesso de mais de 20 anos de direitos de autor/royalties (e nao so)recebidos ilegalmente em todas as partes do mundo. Em França, a legislaçao nao brinca com os direitos autoriais e condena com muita severidade qualquer forma de roubo. Neste caso, basta constituir advogado francês, negociar o cachet sobre percentagem e vir colher em França o fruto de uma obra musical! Sem contar com as indemnizaçoes colaterais. Os ayants-droits/herdeiros do Zeferino sao ricos sem saber!! Onde estao os advogados cv porque so os 10% ja representam milhoes de euros, por certo!!! Que chega esta informaçao aos confins de Sao Nicolau para que justiça seja feita jusqu'au bout, para que os autores sejam respeitados pelos produtores, para que os criadores vivem dos seus trabalhos, para que a cultura nao seja o privilegio de alguns lobos famintos e assassinos das artes caboverdianas...

zerui disse...

Sweet country where our diaspora is Master-Knows-Everything or Angry-About-Everything and wants to rule without going back except for the holidays. If they deny the keys, give'em rope.

Ariane Morais-Abreu disse...

Zerui, are you sure that our "diaspora" (By the way, who is this diaspora?!!) doesn't want to go back?!! But back to where??!