Um Café nas prisões holandesas

2 Comments



A Holanda vive uma crise profunda no seu sistema prisional. Não, não são presos a mais… São presos a menos! O mercado da bandidagem está em baixa e alguns estabelecimentos vão mesmo ter que encerrar. Outra das soluções colocada em cima da mesa é a importação de presos. Isso mesmo, importação. Ainda assim, o país deve fechar pelo menos oito penitenciárias e despedir 1.200 funcionários este ano, porque há celas de sobra e carcereiros sem fazer nada. Um aborrecimento!

O sistema holandês tem capacidade para até 14 mil presos, mas actualmente há "apenas" 12 mil pessoas na prisão. De acordo com as autoridades, esta situação acontece porque a taxa de criminalidade tem vindo a cair em todo o país, de acordo com o ministro da justiça, Nebahat Albayrak. Ninguém consegue explicar este fenómeno. A ligação com a crise parece ser a mais imediata: está tanta gente sem dinheiro que os ladrões não tem a quem recorrer para continuar a exercer a sua actividade comercial. Ah, e o facto de o mercado das drogas leves ser livre na Holanda assim como o consumo de drogas pesadas ser despenalizado, é, apenas e só, pura coincidência.

No entanto, como foi referido, uma negociação que envolve vários países ainda pode impedir o encerrar das prisões e os despedimentos. O país estuda a proposta de receber cerca de 500 presos belgas, já que a Bélgica enfrenta uma superpopulação prisional. Com o acordo, a Holanda receberia 30 milhões de euros, o que possibilitaria manter as penitenciárias de Rotterdam e Veenhuizen abertas pelo menos até 2012. 

A nossa sugestão é outra: tendo em conta as boas relações Holanda - Cabo Verde, e a grande proximidade existente entre nós dada a fortíssima comunidade cabo-verdiana residente naquele país, era assinar desde já um Protocolo para levar todos os presos de Ribeirinha para txon d'olanda e fazer naquele local um auditório em condições! 

Fonte: aqui



You may also like

2 comentários:

Tina disse...

Pois... Ou oito ou oitenta. Não é que eu admire a mentalidade holandesa em tudo, como a liberdade de cultivar uma drogazita num vaso no quintal, que me deixa atónita, assim como o aliciamento ao seu consumo nas ruas...
Na verdade, a depressão económica traz-nos situações inusitadas... Mas em Cabo Verde não há gente com dinheiro também, por isso bem que o comércio da droga e a roubalheira em geral poderiam entrar em crise de igual modo!

Anónimo disse...

Isto é a brincar, não é??
Só pode ser!!!
ahahahahah!