Homenagem a António Tavares

5 Comments



Porque sou amigo e admirador. Porque está nestes dias a passar por momentos muito difíceis. Porque é um bailarino e um coreógrafo de primeira linha, aqui deixo uma homenagem a

António Tavares, bailarino, coreógrafo ou autor, de projectos tais como «Fou-Naná», «SOBREtudo», «Danças de Câncer» ou «K'mê Deus».



Foi em Cabo Verde, mais exactamente em São Vicente que António Tavares iniciou o seu trabalho na área da dança, como bailarino do grupo Mindel Stars. Com este grupo faz a sua primeira digressão internacional em 1986, passando pela Holanda, Senegal, França e Macau. Em 1991 funda os grupos Crêtcheu e Compasso Pilon, desenvolvendo um trabalho de pesquisa sobre a dança africana e, principalmente, as danças tradicionais cabo-verdianas. Pouco depois, recebe uma bolsa de estudo do Atelier Mar e vem para Portugal, onde estuda na Escola Superior de Dança e na Escola de Artes e Ofícios do Espectáculo, onde acaba também por leccionar. Além de trabalhar com importantes coreógrafos portugueses - entre outros, com Olga Roriz, Aldara Bizarro, Francisco Camacho, Rui Nunes e José Laginha - desenvolve ao mesmo tempo os seus próprios trabalhos como coreógrafo e bailarino, seguindo uma linha de criação que se poderia designar por afro-contemporânea.

Imagens retiradas daqui





You may also like

5 comentários:

Anónimo disse...

Podemos saber o que se passa com o nosso Tony?

Unknown disse...

Nao gostaria de dizer aqui, mas para quem não sabe, um dos filhos do nosso Tony morreu num tenebroso acidente de automóvel, na ponte Vasco da Gama. Amanha vai-se rezar uma missa em S. Vicente, em memória dele e da São Vicente, mãe dos filhos do Tony, que também faleceu tragicamente.

Anónimo disse...

Jesus! Ficam aqui registadas as minhas condolências ao Tó.
Que azar, pouco tempo após ter perdido a mulher.
Deus te dob força Broda!

Anónimo disse...

É pa... k situação. Nhas mais sentidas condolências pa Tony e tud kex ots familiares. Talvés ainda n ta oial li na lx.
K Deus ta dal coragem e força pa enfrenta ess momente complicode.

velu disse...

Que a LUZ ilumine os caminhos do Tony! Minhas sinceras condolências!