Perguntas Cafeanas

22 Comments



A basofaria é-nos inata ou
adquire-se após uma certa idade?


À melhor resposta, ofereço um café.




You may also like

22 comentários:

Sanpadjud disse...

Hehe
É genético mesmo. Faz parte de nós.
Ora nos salva! Ora nos perde...
Principalmente quando se alia a uma outra característica que vamos adquirindo: julgar que tudo é, mais ainda que deve ser, dado e o trabalho é para os outros.
Um abraço daqui da Praia.

Unknown disse...

Pois é! O importante é continuarmos a falar destas coisas a ver se a gente melhora. Obrigado pela participaçao.

Anónimo disse...

olim li pa comenta Joao:)))
...penso que "intchedura" ou "basofaria" ja faz parte do nosso passado, do nosso presente, do nosso futuro-nao sei, mas podemos fazer com que nao faça...))
ah! E as vezes e´tao dificil viver em Sao Vicente sem " vra intchod"...:)

Anónimo disse...

...nem uma coisa nem outra, é como um constipado,é devido à uma corrente de ar...quem sera que deixou a pora da porta aberta...

Anónimo disse...

Se "vra intchod" é uma coisa negativa no sentido em que se enche de vazio, do outro lado, num sentido positivo torna-se o motor para amelhorar as "performances".

Basofaria deve ser um narcissismo são, senão é verdade fica-se constipado ;o) (em françês a palavra "constipé" define-se por estar com vontade de ir ao wc e há uma certa retenção/impossibilidade rsrsrs) Ver o blog da Hiena ;o)...

JonDays disse...

Eu julgava que com a idade iríamos ser cada vez mais humildes... agora vejo que não, é só basófia !!! :))

Unknown disse...

Jondays, se calhar é como a potência sexual... vai aumentando até uma certa idade e depois... é seja o que Deus quiser, ou viva p grogue de pixim de tartaruga (hehe)

Abraço

Mário Vaz Almeida disse...

Talvez seja algo como...ah...uma bobeira, que sai do calor do orgulho de sermos caboverdeanos...uma boba, nada mais. Deve ser isso.

Unknown disse...

Será assim tão «inofensivo», caro Mário? Não sei, não...

Abraço!

Anónimo disse...

Heu... qual a diferença entre "farolice" e "basofaria"?... Quando diz-se alguém "basofo" quer dizer uma pessoa bonita, não? :op

Essas dúvidas acabam dando cabelo branco...:oD

Anónimo disse...

Penso que esta questão da basofaria ser-nos inata ou adquirida depende muito do carácter das pessoas. O homem nasce com algumas características inatas, como a capacidade para a fala, aprendizagem da língua, pensamento, etc., sendo que ao longo do tempo vai adquirindo outras características através do convívio social.

Mas, graças a nossa capacidade de raciocínio, fazemos uma triagem, digamos assim, do mar social, o (s) aspecto (s) com as quais nós nos identificamos. Nada nos é imposta ou adquirida, quando gozamos da plena capacidade de pensamento.

Abrç tds

Unknown disse...

Moreia

Acho que «basofo», no enquadramento Sotavento, tem outro sentido que geralmente é dado ao termo basofaria.

Daka

Há caracteristicas da sociedade que são de tal forma impregnadas nos seus membros, que podemos dizer que praticamente nascemos «condenados» a adquiri-las. Será esse o caso da nossa «basofaria»?

Abraço

Álvaro Ludgero Andrade disse...

Grande João, gostei muito do teu blog. Para além da qualidade dos textos, o design é soberbo.

Mantenhas tcheu,

Desde Miami,

Alvaro Ludgero Andrade
www.blogdoala.blogspot.com

Unknown disse...

Álvaro, obrigado pelo elogio. Presumo que esteja colocado neste post da «basofaria», porque já sabias que eu ia ficar basofo com as tuas palavras!

Mantenha li de soncent!

Anónimo disse...

Concordo com certas características sociais são impostas à nascença aos indivíduos de forma quase que imperativa, mas, contudo nem tudo o que adquirimos socialmente passa obrigatoriamente a fazer parte das nossas vidas!

Os cabo-verdianos tem a maninha de dizerem que somos todos “basofos”, mas por questões de afirmação social, de alcançar um estatuto junto à um grupo amigos ou uma colectividade. Pessoalmente defendo a humildade, o bom senso e a simplicidade das pessoas.

Unknown disse...

Daka, sem dúvida, concordo com o que dizes. Mas uma coisa é o que gostariamos que fosse, outra é a realidade que nos assalta todos os dias.

A mim, quase que me atrevo a dizer, que até na forma reivindicamos a nossa humildade, somos atacados pelo sindrome da basofaria!

Abraço

Anónimo disse...

Qual é a definição da basofaria então? Se varia do norte ao sul...:o(

Anónimo disse...

...mmmm...eu tambem concordo com "mas por questões de afirmação social, de alcançar um estatuto junto à um grupo amigos ou uma colectividade." ...ate porque na minha idade deparo-me com isso todos dias. Mas nao sei se isso e´ "bazofaria" ou somente um fase, para alguns jovens)). Ate porque, as vezes ate eu vejo-me "obrigada" a ficar "intchada" porque senao vao abusar da minha bondade)) Alguns ja o fizeram...e quando se e´humilde, mtas vezes gostam de se aproveitar da tua humildade...))Por isso concordo com isso de "alcançar um estatuto junto a uma colectividade"

velu disse...

Concordo mais com a "Hiena", quando diz que a basofaria seja produzida pelo descuido de algum incauto que deixou a porta aberta. Porque inato, não pode ser! Absolutamente! Nós todos nascemos com o nosso PC em branco; depois, com a educação em casa, vamo-nos moldando...já adultos, temos o nosso livre arbitrio, para justamente escolher ao que queremos aderir ou não. A basofaria, é adquirida nesse percurso e, normalmente, por pessoas com necessidade de afirmação algures em seu ego...xiiiiii, já me estou a estender demais!
Abraço

Unknown disse...

Velu e Hiena... essa de ser como a corrente de ar... não sei... até que explica muita coisa... com este vento que temos por aqui em Soncent... hehe

velu disse...

podes crer que a coisa está por aí João... eh ehe eh! Mas outras explicações existirão, concerteza!
Teu blog está cada vez mais bonito!
Olha, gostaria de te dar uma sugestão, para este departamento: que tal perguntares sobre o vicio de "dar fé" que também poderá ser ou não conotado como inato?
Abraço,
Vera

Unknown disse...

Vera

Essa apanhou-me desprevinido. Que raio de coisa é essa do vício de «dar fé»?