Amor em Tempos de Cólera

15 Comments

A Eileen pediu-me uma lista dos livros-da-minha-vida. Fiz a minha lista, absolutamente certo de me ter esquecido de alguns títulos essenciais (o que torna o esquecimento ainda mais imperdoável). Não vou colocar a lista aqui, mas apenas dizer que no topo estava este livro

porque no início, dizia assim:

«Era inevitável: o cheiro das amêndoas amargas lembrava-lhe sempre o destino dos amores contrariados

Agora, digam-me: é ou não é a mais extraordinária primeira frase que algum dia foi escrita num romance? Eu acho que é.




You may also like

15 comentários:

Anónimo disse...

A escolha não podia ser melhor...Garcia Marques é simplismente divino a escrever e já agora, aconselho também vivamente "Cem anos de Solidão", caso ainda não o tenha lido.

Unknown disse...

Sisi, não precisas tratar-me por vc. Sobre o assunto, claro que li, é o que toda a gente considera a grande obra prima do autor. Por mim, continuo a preferir o «Amor em Tempos de Cólera». Aquela primeira frase... Oh Deus! Abraço

Anónimo disse...

Nunca li nem um nem outro, mas muitos me têm falado delas, de modo que vou lê-las...

Unknown disse...

Anonimo das 15 e tal: aconselho a começar pelo livro «Amor em tempos de cólera». Lê-se melhor, é menos denso, talvez menos espectacular - eu diria menos épico - mas uma obra prima absoluta. E como se costuma dizer, lê-se num «ai»...

Anónimo disse...

Obrigado pelo conselho JB.
Todos os dias, eu que não bebo café há alguns anos, estou a "cafesar" virtualmente aqui no teu blog.

Unknown disse...

Anónimo das 14 e pouco: ok, e olha que num estudo recente, ficou provado, contra tudo o que pensavamos que sabíamos, que afinal, o café faz bem à saude e ajuda a prevenir uma quantidade brutal de doenças... vai um cafezinho? Abraço

Frances disse...

Dos escritores que merecem ter um lugar de destaque no pódium, se bem que o primeiro prémio terá sempre de ir para Lobo Antunes, mesmo que ele chegue a escrever livros sem páginas ou páginas sem palavras.

Unknown disse...

Fran, de facto, se houvesse um escritor capaz de escrever livros sem pagins ou paginas sem palavras, esse escritor seria o Lobo Antunes. Abraço!

Eileen Almeida Barbosa disse...

João, vou ter de rever as primeiras frases. O Amor nos tempos da Cólera é magnifico e gabo-me de o ter lido mais de dez vezes, sem exageros. Tem também uma história muito bonita: (ou será que foi o Cem anos? não interessa!) O Gabriel contou-me (!) que quando o andava a escrever, os amigos vinham a casa dele jantar e perguntavam em que ponto estava o romance. Mas Marques, por ser supersticioso, não gosta de contar uma história enquanto não a tiver pronta, então inventava um outro romance na mesa, e todas as vezes que os amigos lá iam, ele lá tinha que retomar a estória onde a deixara, para lhe acrescentar uns parágrafos.

Tudo isto seria muito bonito, se ele não se tivesse estrepado com Memórias das minhas putas tristes. De resto, li vários outros livros dele, bons, sim, mas não fabulosos como o já citado e o Cem anos de solidão - que loucura de livro!

Unknown disse...

Eileen, confesso que prefiro, claramente o «amor...» ao «cem anos...» embora não me custe nada admitir a maior genialidade do segundo. Mas o «amor...» é tão, é tão... sei lá (hehe). Enfim, e depois há essa primeira frase, que tita kabá ke mim! Abraço

Anónimo disse...

Por falar em Garcia Marquéz, acabou de sair o seguinte livro:
"Gabriel García Marquéz e Fidel Castro" de
Angel Esteban.
Cuja sinopse é:
"Relato da amizade de duas das mais carismáticas personagens do nosso tempo.
Através de documentos e testemunhos, a verdadeira história da sua relação, nos bons e maus momentos."

Bom café maltas.

Unknown disse...

Obrigado pela dica, anónimo das 12 e vinte cinco. Agora é esperar uns anos até conseguir - eventualmente - encontrar esse livro numa feira do livro em CV!

Anónimo disse...

Queria mandar a capa, que é muito interessante ;), mas não foi possivel fazer o copy paste. Dê um look no google que a capa muito fixe...
Blog é para isso também, como dizem os brasileiros: "temos de estar antenados com o que se passa por aí..."
Temos que partilhar muita coisa nesse café virtual
Aqui temos a FNAC, e felizmente podemos comprar os livros.
Temos de pensar numa livraria urgente para Cabo Verde.E acredito que muitos iam comprar os livros, temos que ser mais arrojados... Onde estão os nossos empresários?
Quem sabe em breve tenhamos uma FNAC em Cabo Verde. Era excelente, não é?
Queria ainda fazer uma sugestão João Branco, por que não fazermos comments aos discos em escuta, já vi o disco de Keith Jarrett e o do Yo-Yo Ma & Bobby McFerrin - Hush. Podias abrir uma seccão para comentarmos sobre os discos.O Bobby McFerrin é o máximo!

Unknown disse...

Anónimo das 13 e pouco: vou procurar a capa sim, e se encontrar, vai logo para um post, recomendando a leitura.

Sobre os comentários musicais, é complicado. Não quero colocar um «mural de recados» - e seria a melhor solução - porque visualmente ia-me acabar um bocado com a decoração do Margoso! Talvez através de post's «musicais»? Hum, vou pensar nisso!

Obrigado pelas dicas e um abraço!

P.S. Uma Fnac em Cabo Verde?! Ia logo à falência, oh Deus, afasta de mim esse cálice!

Anónimo disse...

Compreendo, mas temos de ter uma livraria em condições pá.
Sim,pode ser através de post's musicais.
Abraços!