Perguntas Cafeanas

29 Comments



Não suportar o cheiro das lojas dos chineses
é um sintoma de xenofobia?



À melhor resposta, ofereço um café.




You may also like

29 comentários:

velu disse...

Diria que é mais um indicador de um olfacto simplesmente apurado, que não se permite identificar com qualquer cheiro. Eu tb não suporto! Detesto o plástico.... eh ehe heh ehh h

Unknown disse...

Para mim continua a ser um mistério. Já estive em lojas de chineses em vários países do mundo e cheiram todas assim! É incrivel... E eu simplesmente não aguento aquilo. O problema deve ser meu, só pode!

velu disse...

Justamente...em todas as lojas, o produto é sempre o mesmo: plastificações baratas de modelos genuinos.........

Unknown disse...

Hum não são só os plásticos... há ali algum mistério transcendente que ainda não atingi! hehe

Anónimo disse...

)))))))))))) mi m ta entra na chines dritim...agora...nha mae ka ta suporta kish tcher!)))
....mi, ate jam fixa quaise e´kis chines"maf")) jam ka ta entra na esh)))

Anónimo disse...

È verdade o que dizem. Porra os gajos dormem lá dentro, comem lá dentro, defecam lá dentro, amam e trabalham lá dentro, assim o cheiro sublima-se e chega.. chega não.. cheira mesmo a sovaco de BUDA. Aí está uma dica oh J.Branco.
Abrç Kb

Ivar C disse...

lol, joão branco. eu sou anósmico. com todas as desvantagens que isso traz, pelo menos deve ser por isso que não sou xenófobo.
o mistério transcendente das lojas chinesas, para mim, é nunca ver chineses idosos ou carecas lá dentro. Não sei o que é que eles fazem aos cotas... :)

Unknown disse...

Natasha, deves ter um filtro especial no nariz, que te colocaram lá quando eras pequena. Só pode!

KB, nunca tinha pensado naquele «aroma» tão caracteristico como sendo sovaco de Buda... tu queres ver que é isso mesmo? Estamos todos a ser «budadizados» sem tomarmos fé?

Bagaço, bem vindo ao meu estabelecimento! Para quando um destaque lá em cima na tua coluna da direita? hehe Essa dos carecas e velhos... bem, carecas temos por aqui, nos nossos chineses. Aqui há barbeiros para tornar as pessoas carecas, deve ser por isso... Os velhos, bem esses, devem ter ficado todos lá nas aldeias deles. Abraço e volta sempre!

Ivar C disse...

joão branco, quando me apresentares a mayra. :)

Unknown disse...

Bagaço, é facil: basta haver uma coincidência no tempo e no espaço que nos coloque aos três no mesmo lugar. Pode ser até numa loja de chineses! Abraço

Anónimo disse...

... é um"sintoma" de xenofobia...é mesma coisa quando dizem k "nôs os pretos cheiramos mal"...mas não é doença ainda podes ser salvo,(eh eh eh), se "uma pessoa" entrar sem preconceito(estou a falar do conceito cheiro maf) verà que não ha nenhum cheiro especifico de loja dos chineses, é um questão puramente psicologica, que se transformara em xenofobia se depois começar a boicotar as lojas dos chineses por causa do cheiro, a não comer comida chinesa,etc,etc

Bruce "Hiena" Lee

Anónimo disse...

:oD... Só que o sovaco do Buda espalhou-se pelas ilhas todas. Até nos cantos mais afastados. Com cinco a sete lojas numa rua pequena o governo vai ter que investir na reciclagem de "mafor"...

Unknown disse...

Hiena, não concordo. Cheira mesmo, e que eu saiba ao olfacto ainda não foi dado o sinónimo de Xenofobia. Agora, há lojas que cheiram mais outras que cheiram menos, e a gente já nem nota a diferença. Aí sim, poderá haver algo de mental a funcionar neste fenómeno...

Anónimo disse...

...foi sô nhâ ponto de vista, (respondi a questão), e insisto, dizer que "as lojas chinesas cheiram mal(ou não cheiram bem) " pode ser considerada como uma atitude xenofoba, é mesma coisa quando dizem que "os africanos(nôs incluido) cheiram mal...ma pronto opinião é moda polpa cada um têm de seu.
Hiena-director da campanha "Loja chinês ka ta tcheré maf"

Unknown disse...

Boa resposta, Hiena! Aliás, viva a diversidade de opiniões!

Anónimo disse...

Não é xenofobia não!!!`
Até que enfim alguém falou de um assunto que a todos incomoda...e que todos preferem o incômodo do que FALAR NISSO (que na optica dos nossos patrícios é xenofobia ou coisa parecida). Os produtos dessas lojas(reconheço que nem todos, mas quase todos)contêm material tóxico, por isso é que cheiram mal. Se o cheiro fosse o maior problema proveniente desses productos, até que me contentava e fingia que era apenas uma mania minha, ou nossa, se me permitem.
O que me preocupa são duas questões: qual o sinal que esses cheiros nos têm dado e temos ignorado e; se vamos nos consciencializar do perigo que corremos quando for tarde demais.
O exemplo das pastas de dente recentemente divulgado pelos Media é prova disso. Outro exemplo da falta de escrúpulo deles é o descaramento deles em falsificar itens da marca caboverdiana "Puira Vida" .
Um assunto de café que devia ser discutido aqui, é em relação ao salário e carga horária dos trabalhadores, impostos pelos donos dessas lojas.
Que venham ao nosso país com productos de qualidade, não nocivos, que não tentem aldrabar propriedade dos caboverdianos e que paguem um salário digno a esses trabalhadores (caboverdianos!) por essa carga de mais de 40 horas semanais. Quem discordar que apresente factos. Caso contrário, que cale a boca como temos feito ao longo desse tempo em relação a essa invasão que em parte deve-se a permissividade do nosso governo em relação aos nossos amigos chineses e o seu descaramento. Tem mais....mas fica para a segunda parte. Falei e disse!
Bô dzê!? Um que uvi! Escrevê untom!

Unknown disse...

O maior problema aqui são sempre as generalizações. Há-de haver quem tenha cuidado com estas coisas, mas os problemas e questões levantadas pelo caro «Makna» são pertinentes e vão muito além desta pergunta cafeana. As condiçoes de trabalho, a contrafacção de marcas, o nivel salarial, as vantagens competitivas em relação a outros comerciantes, etc. etc.

Claro que há o outro lado da moeda. Muita gente que não conseguia comprar uma peça de roupa hoje vai a uma loja de chinês e renova o seu guarda roupa e o da sua familia por tuta e meia. Mas a que preço?

Anónimo disse...

A questão do salário minimo é uma questão tabu no nosso governo?
Para um pais de desenvolvimento médio os direitos humanos estão ainda muito longe de ser respeitados.
E a toxicidade dos produtos "cheap"? Quem pode dizer o efeito a longo termo? Esses produtos em plástico vão parar onde?
Enfim, né... ainda um ta quema bic kes café... ;o)

Anónimo disse...

Vocês sabem muito bem quanto as nossas botiques "Vogues" e outras vendiam uma calça, não é? Felizmente há os chineses, mas por outro lado, e apesar de não concordar com o "tom" agressivo do makna, ele têm razão quando fala dos salários dos trabalhadores (que é muito mau), a carga horária excessiva etc., etc. Isso tem de ser contestado de facto. Mas sabemos também que muitas lojas de comercio(tradicionai) em Mindelo estavam falidas enão vendiam nada, e entre não vender quase nada e alugar o espaço por 100 ou 80 contos, preferiram a segunda opção. A questão das lojas chinesas é muito complexa, e alguns comentaristas pensam que é algo tipico de Cabo Verde, mas não, isso está em toda a África, Europa e Americas. Éss "simples" pergunta ta remete gente pa txeu cosa enfim... Ma no tem k fala e contesta alguns cosa e valoriza alguns aspectos bons que lojas chinesas trazé.
Ás vezes o cheiro me incomoda mas não chega a xenofobia, embora acredite que para alguns pode até ser xenofobia. Uma pessoa um dia disse-me: "vocês os pretos têm um cheiro forte" e claro, isso pode ter muitas interpretações, incluindo a de xenofobia.

Unknown disse...

é bom quando uma simples questão, aparentemente inofensiva, serve como ponto de partida para discussões importantes, não é?

bem ditos sejam os chineses, pois! aqui no Margoso, faremos sempre todos os possiveis para fazer deste espaço um local onde a livre expressão é regra e onde possamos sempre aprender uns com os outros.

Enquanto for assim, a continuação deste espaço fará todo o sentido. Assim queiram os seus clientes (todos vocês)

Abraço

Anónimo disse...

Oh João o "crioulo gente" é complicado p'ra valer. Arrasa-me ver as curvas,contra-curvas, anti-curvas que se arranja para coisas tão simples. Acho que não te entenderam ou fingem não entender a cafeana ???
Bolas o chines lá terra deles tem o bom e o melhor. Bolas os produtos que estão cá plasticos e derivados cheira sim... REI DI INCOMODATIVO. e todas as lojas cheiram a mesma coisa... a SOVACO DE BUDA. Txau Jb de kb

Unknown disse...

Kaka, a mim, sinceramente, não me incomoda nada a forma como cada um entende a «cafeana». Se a pergunta surge, quase sempre irónica, não tem nenhum objectivo especial. São sempre como os melões: nunca sabemos o que aí vem.

Seja como for, o sucesso de participação das cafeanas (como tão bem lhes chamaste) só vem mostrar o défice de locais que a malta tem para partir pedra, e conversar uns com os outros!

Assim seja...

Anónimo disse...

Ah! Isso sim De acordo. Tertulias... meu caro...precisa-se como agua e energia... em todo o lado. Os meu bilhetes vão nesta direcção.. alíás nascemos praticamente em 2008 juntos nesta provocação CAFEANA TU - VIRANDO O SON EU. bay bay Kb

Anónimo disse...

1. Mané alguem k'bibê tont café podê ainda txéré qualquer cosa?

2. Se loja chinês ta txéré plast, loja brasileir ta txéré o que? Leite em pô? Farina?

3. Ou sera que, justin, freguez d'loja brasileir tem narriz stragod?

4. E dpos, a no podé sabé pakê João Branco ta ba na loja chinês?

Unknown disse...

Mic: tentando responder a bô boa provocação, cá vai:

1. Nunka un ovi dze ma consumo de café podê prejudiká olfacto d'un pessoa.

2. Un ka sabia ke basileiro já estava assim tont evoluid na comércio ke ta fazê no podê dzê ma tem «loja brasileir»... Ma kes k'un konche na Brasil, ês era sabim, moda ês tinha uns perfume e uns incenso que tcher, sabe pa fronta!

3. Freguez de loja brasileir (a existi loja e fregues) tem nariz suficiente pa podê apreciá tud kasta de tcher ke podê tem ness tip de estabelecimento.

4. Procurá cenários e roupa pa nhas peças de teatro. é mut más barato e de vez em kuando gent t'otchá uns bugigangas prope interessante p'usá na palco!

Anónimo disse...

Caro João Branco,
faço comments no te blog, às vezes concordando contigo (quase sempre) e às vezes não concordando. Mas considero esse teu um excelente blogberdiano, até porque já fiz um périplo por outros blogsberdianos e vi que o teu é o mais frequentado(pelo menos pelos comments). Na minha lista vou sempre aos que acho mais interessante o teu, o do Abraão, do Djinho, Soncent da Eleen, o do Filinto Elisio, da Eury, do nosso querido músico e escritor Káká Barbosa. Pena que o Kiso acabou com o blog dele...
Ago falando sobre ess questão de loja chinês outra vez n ta pergunta porquê é k maltas ka ta fala k na nôj lojas, mercearias, tasquinhas na Cab Verde tem um mesm cher: "é um mescla de arroz k midje transod k grog y pitrol".
Jam comenta sobre ess nôj cher caracteristico de lojas ma uns amigs e tud ej ta dzé mesma cosa...
Café Margoso tem sido útil à nação, força aí!

Unknown disse...

Anónimo das 16 e pouco: obrigado pelos elogios, sabe sempre bem. Un gostá, além disso da definiçao do tcher de loja de kriol. Abraço

Anónimo disse...

Oh Anónimo das 16 e pouco, pelo menos ne "nôj lojas, mercearias, tasquinhas na Cab Verde.." nô sabê o kê no te tcherê.
Ma ne kesh loja de chinês no te fcá te sabê dia de São Nunca, pess andar.
Tcher de Casa de Banho(lê-se fossa) ê que cá ê!
Um te duvidá porquê kesh casa de bonh de loja de chinês que te ser usod. Pelo menos pe kesh trabalhador de kesh loja. Alê jornais dess semana bo te oiá ondê cum tmá ess café li (Sorry um que podê fazê publicidade ne estabeleciment de joão, tchomam um te falob coração!)
A não ser que kesh chinês te usash sô pa esh, um que sabê dzeb.
Bô esquecê te dzê tcher de tucim, Grog, banana, batata, cebola, peixe seco...hmmmm, tcher de nôs catchupa, nôs djeu e cavala seco, hmmmmm. Tcher de hortaliça de Rbera de Caiau e linguiça de Praia.....hmmm
Sorry, um esquecê que kesh tcher li te incomodob anônimo das 16 e pouco.
Oh mix Dac, temp de carnaval gente que te falá mal de brasiler!
Esh podê tê mandá evacuá ess ristim de carnaval que ti te restá nôs de volta pe sis terra!
Ma pensond bem, era bom...kê no tava escondê ess tcher ne meio de kel bagagem de nhô rei momo.
Hehehehehe. Hora de fazê um Kafê Break!

Anónimo disse...

ó makna de café,
n ka eskécé de grog (xpia pa trás e oia), na bo lista n tava acrescenta só kel peche sec i tucim. Ot Cosa n ka dzé mod kel tcher ta incomodam, pelo contrário, n ta longe d'terra, i n tem sodade desse tcher. El é un tcher caracteristico k n encontra d'Santo Antão a Brava.
Bom café maltas, pamode mi n ka ta bibé café diazá, ma n ta fazé bzot companhia.