Cafeína

13 Comments


«Em tempos mais antigos das sociedades humanas, quando a comida era ainda escassa, a gordura era considerada um sinal de beleza. O que preferem, afinal? Uma sociedade onde a beleza é um valor cultural ou uma sociedade onde a beleza é um valor de mercado? Como já disse uma vez e não me canso de repetir, vivemos sob a ditadura dos corpos Danone.

Uma gordinha que passe por mim na rua (eu escrevi gordinha, não obesa, a obesidade é um problema de saúde) pode ser infinitamente mais sexy do que qualquer escanzelada que se passeie nas passerelles, mas só com um enorme espírito de independência essa gordinha conseguirá sentir-se sexy. A sociedade não encoraja pessoas com um peso acima da média a sentir-se bem porque a indústria ligada aos produtos de beleza e emagrecimento deseja tê-la em primeiro lugar como cliente.

(...) Sexy é uma característica que se manifesta nas mulheres através da inteligência e do sentido de humor, da personalidade, no olhar, na capacidade de dar e exigir

Marcos Santos, www.bitaites.org

Imagem: fotografia de Yuri Bonder




You may also like

13 comentários:

Anónimo disse...

oh João, concordo com a definião de sexy que o autor deste texto dá.

Não sou e não me considero uma mulher bela (magra-dentro-dos-padroes-da-ditadura-da-moda), alias acho HORRIVEL aquelas modelos em que só se veem os olhos, pois o resto é quase pele e osso.

Sou o que se chama de "falsa magra", ou seja com roupa sou uma coisa e sem ela sou outra ahhahahahah.

Pode parecer um lugar comum, mas já reparam que certas pessoas que são perfeitas por fora (com tudo no lugar, sem gordurinhas, com o cabelo certo etc), ficam FEIAS quando o caracter, sentido de humor, ou a personalidade deixa a desejar?

Prefiro mil vezes ser chamada de "uma bela mulher" do que "uma mulher bela".... deve ser porque sou aquario....

PS: sei que vão dizer que isso são balelas minhas, mas pergunto aos homens inteligentes que frequentam este café, por quanto tempo aguentam ficar com uma mulher Linda, mas completamente oca e com uma nem tão linda assim, mas com uma boa conversa?

Eu não tenho paciencia para homens lindos, mas vazios. A minha tolerancia é ZERO

Anónimo disse...

João, peço desculpas pelo comment anterior ter sido tão longo :-)

Anónimo disse...

Nada como uma mulher que encha uma cama. A nível de corpo, alma e intelgência no papo.
Canilinha de cagarra ca ta c'nada.
Amdjêr com...
...substância

Anónimo disse...

João,
Embora eu seja suspeita, por me enquadrar no grupo de "gordinhas" penso que a sensualidade da mulher, o ser-se sexy, depende realmente de outras coisas que não apenas o corpo de "menino com maminhas" (como li algures há tempos) tem tudo haver com o último paragrafo do post, mesmo.
Nude

Anónimo disse...

este café margoso chega a ser uma doce terapia (até temos música) e um belo eco de pensamentos dos clientes. falo por mim :)
desde que voltei de Portugal, e ao contrário do que acontece com a maior parte das pessoas que fica por cá, engordei....
e que tormento tenho passado à custa disso....eu que até gostava de iogurtes Danone e comia os cereais fitness porque são bons já não os posso ver à frente; tenho trauma das boutiques de SV desde que a dona de uma delas olhou para mim e disse «ah, li ca tem nada k't sirvib»
realmente só há roupas para um tipo de mulheres; parece que temos de ser todas iguais
acho que pior são os olhares silenciosos de cima a baixo
e não adianta dizer que até me sentia bem porque ninguém acreditava;
claro que fiquei farta,se não posso ser gordinha em paz, lá vou eu às 6 da manhã ao ginásio
lá p Dezembro devo estar com um Corpo Danone e agora vai ser aguentar «mnina, manera k ja bo imagricé tont assim»; e as pessoas que andavam a perguntar se estava grávida vão comentar «fez um aborto»
PORRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É preciso ser-se muito bela para aguentar isto com um sorriso,calma e muita paciência
:)
Vânia

Fonseca Soares disse...

'Uma sociedade onde a beleza é um valor cultural', com certeza! Porque, 'nem tanto ao mar... nem tanto à terra'. Sim, tem que passar por isso, e mais os bem definidos por Marcos Santos, a saber, 'através da inteligência e do sentido de humor, da personalidade, no olhar, na capacidade de dar e exigir'... mas não diz respeito sá às mulheres, claro.
TChá

Unknown disse...

Kuskas, estás à vontade. Já percebi que és mais uma que anda por aí a enganar os coitados e patetas dos homens... hahaha

Neu: ka bô dzê Zenaida assim k'el ta fka triste...

Nude: nada como um pouco de carne... hehe

Vânia; hehe talvez por isso se diga, «não estragues a minha beleza, com licença!»

Tchá: claro. Concordo contigo.

Catarina Cardoso disse...

João, fui lá à tua fonte (bitaites) e gostei muito. é assim um blog despretensioso e o autor escreve bem, lê-se ainda melhor.
Fixolas.

Obrigada

Elsie Gomes disse...

Concordo plenamente com o comentário de Marcos Santos, o ser sexy pouco ou mesmo nada tem a ver com a massa gorda do nosso corpo. Mesmo antes de ler esse post, acabei por comentá-lo na pergunta cafeana, nomeadamente no que toca a "ditadura dos corpos Danone" (algo preocupante).

Anónimo disse...

Esqueci de assinar no comentário anterior...

Unknown disse...

Catarina, é bom sim. Está nos meus links desde sempre.

Sisi: e os iogurtes não tem culpa nenhuma (não se pode viver sem eles!) hehe

Sara disse...

Sexy é animal..
Despertar...
e atracção...
è bom!!!

Unknown disse...

Uau! Sara, isso é que foi um comment... sexy! hehe