Café Matemático

9 Comments



Se a população da Terra fosse reduzida à dimensão de uma pequena vila de 100 pessoas, poderia observar-se a seguinte distribuição:

  • 57 Asiáticos
  • 21 Europeus
  • 14 Americanos (norte e sul)
  • 8 Africanos
  • 52 mulheres & 48 homens
  • 70 pessoas de cor & 30 caucasianos
  • 89 heterosexuais & 11 homosexuais
  • 6 pessoas seriam donas de 59% de toda a riqueza e todos eles seriam dos Estados Unidos da América
  • 80 pessoas viveriam em más condições
  • 70 não teriam recebido qualquer instrução escolar
  • 50 passariam fome
  • 1 morreria neste dia
  • 2 nasceriam neste dia
  • 1 teria um computador
  • 1 (apenas um) teria instrução escolar superior

    Quando olhas para o mundo nesta perspectiva, consegues perceber a real necessidade de solidariedade, compreensão e educação?

E ainda:

Esta manhã, se acordaste com saúde, então és mais feliz do que 1 milhão de pessoas que não vão sobreviver até ao final da próxima semana. Se nunca sofreste os efeitos da guerra, a solidão de uma cela, a agonia da tortura ou da fome, então és mais feliz do que outras 500 milhões de pessoas do mundo. Se podes entrar numa igreja (ou mesquita) sem medo de ser preso ou morto, és mais feliz do que outras 3 milhões de pessoas do mundo.

Se tens comida no frigorífico, tens sapatos e roupa, tens uma cama e tecto, és mais rico do que 75% das outras pessoas do mundo. Se tens uma conta bancária, dinheiro na carteira e algumas moedas num mealheiro, pertences ao pequeno grupo de 8% de pessoas do mundo que estão bem na vida. Se estás a ler esta mensagem, és abençoado, pois não fazes parte do grupo de 200 milhões de pessoas que não sabe ler.

Dá que pensar, não é?

Recebido por mail




You may also like

9 comentários:

Anónimo disse...

Dá que pensar mesmo!!! Muitas vezes nessa correria que é a nossa vida, não daos conta que fazemos parte do grupo dos abençoados deste mundo. Por mais que a vida nos corra bem, temos sempre algo para reclamar dela.

Acho que esta frase cai bem aqui: "Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas; não há o suficiente para a cobiça humana." (Mahatma Gandhi)

Unknown disse...

Esse Gandhi era um santo homem!

Anónimo disse...

ou não percebo de matemática ou..
57 Asiáticos
21 Europeus
14 Americanos (norte e sul)
8 Africanos

e

70 pessoas de cor & 30 caucasianos?!

pra já saber o q é caucasiano e q é de cor, e dps ir mais adiante..

é só duvida

Unknown disse...

Eu penso que as 70 pessoas «de cor» inclui todos os outros que não são brancos, ou seja, «caucasiano» (branco europeu tipico).

Fonseca Soares disse...

Apetece ter PODER para fechar este Mundo nosso para reestruturação. E só voltar a abrir quando conseguir a solução para o equilíbrio total na igualdade global e geral dos seus habitantes... Mas, será possível? Mesmo querendo 'ver'... não vejo!
Que está mal, não há dúvida nenhuma! É a única certeza.
Tchá

Unknown disse...

Estes números são arrepiantes...

gicas disse...

Bem Joao que "bela" leitura para começar o dia. Depois deste texto fico mesmo a sentir-me uma sortuda. Às vezes pergunto-me se trocaria de "papel" com uma destas pessoas esquecidas por um pai chamado HOMEM?
.................

Quantas pessoas estariam dispostas a trocar de vida ainda que um dia com estas que sofrem dia a dia na pela as consequencias, sobretudo, sociais do egoismo e ganancia humana?

Eu acho que os números nos iriam surpreender. É que há muita boa gente que fala, mas que nao abdicaria do seu conforto!
Enfim....

Carlos Parreira disse...

Eu, que sou um mero cidadão, observador da vida estes números traduzem o que de mal estão os políticos e “magnatas" monopolizadores a fazer ao mundo. É preciso dizer basta a isto!!! Mas infelizmente os meios alguns estão bloqueados…

Pensem nisto

Abraç tds

Unknown disse...

Quem estaria disposto a abdicar do minimo que fosse?