Coisas do Café

0 Comments

As Cabras Dançantes

A palavra "café" vem do árabe Kahoua ou Qahwa (o excitante) e significa o fruto do cafeeiro; bebida preparada por infusão de água quente com café torrado e moído; lugar público onde se toma café ou outras bebidas; cor café, um castanho escuro que lembra o grão de café torrado.

Segundo a lenda, há muito tempo, um jovem pastor chamado Kaldi tomava conta do seu rebanho de cabras numa montanha árida e ressequida na Absínia, hoje Etiópia. O jovem reparou que, durante a noite, alguns de seus animais desapareciam atrás da montanha durante algumas horas, e voltavam saltitantes. Kaldi ficou irrequieto, pois estava convencido que as suas cabras estavam possuídas pelo diabo.

Uma noite ele seguiu os seus animais e viu-os pastar com um notável prazer pelos pequenos grãos vermelhos que se encontravam sob um arbusto que nunca tinha visto. No final de alguns minutos desta refeição, as cabras e até um "velho bode" começaram a dançar à luz da lua.

Kaldi recolheu alguns grãos e comeu-os com tanto prazer que ficou com uma agradável sensação na na boca. O resultado foi inesperado: assim como os carneiros, Kaldi começou a dançar. Nunca houve na Terra um pastor tão alegre. Kaldi comentou sobre os frutos com um monge da região, que decidiu experimentar-los. O monge apanhou os grãos e levou-os consigo para o mosteiro. Começou a utilizar os frutos na forma de infusão, e apercebeu-se que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava. Esta descoberta espalhou-se rapidamente entre os mosteiros. Crê-se que o café foi cultivado pela primeira vez em mosteiros islâmicos no Yêmen.

P.S. E não consta que as cabras dançantes pusessem açucar no café!




You may also like

Sem comentários: