Um Café de Berlim

5 Comments



Podia ser um café em Berlim, mas estou num local que fica no outro lado do planeta. Mas como todo o mundo andou hoje a falar dos 20 anos da queda do Muro de Berlim e do fim da cortina de ferro e da profunda mudança que esse acontecimento provocou nos anos seguintes, hoje digo apenas dois coisas tipo nada-a-ver-porque-também-eu-tenho-que-assinalar-a-data: já tive na minha posse um pedacinho do muro de Berlim, certificado e tudo, mas perdi-o num dos primeiros passeios que dei ao Monte Verde com o Vasco Martins; saudades mesmo tenho de comer bolas de Berlim. Aquele formato e todo aquele creme todo feito sabe-se lá como têm um não sei quê de proibitivo que não deixa de ter uma certa carga erótica.




You may also like

5 comentários:

Anónimo disse...

JB
Antes de mais desejo-te boas viagens.
Pequeno lapso: 20 anos nos separam da queda do muro de Berlim caso contrário não teria idade suficiente para o ter percebido e presenciado todo o calor nas palavras e o brilho nos olhos do meu pai quando tudo aconteceu.
Abraços
ANF

Anónimo disse...

"...Durante o século XIX, as grandes potências da Europa de então (Inglaterra, Alemanha e França) procuravam incessantemente novos territórios, para obterem matérias-primas e para obterem mais mercados.

Uma vez que na altura quase todos os continentes estavam explorados, a solução encontrada foi o continente africano. Por essa razão, reuniram-se na célebre “Conferência de Berlim” (1884/1885), capital da Alemanha, com o firme objectivo de dividirem entre si esse enorme continente.

No final dessa conferência, os desejos das grandes potências europeias ficaram satisfeitos, uma vez que o continente africano foi, de facto, entregue, entre outros, à Alemanha, Inglaterra, França, Bélgica, Holanda e Itália. Para Portugal e Espanha, potências históricas, ficaram alguns territórios que vinham mantendo desde o século XV.

Para comemorar esta grande “Conferência de Berlim”, os alemães resolveram criar um bolo, que caracterizasse este momento histórico. E criaram a célebre “Bola de Berlim”. É simples o significado da “Bola de Berlim”: o seu formato redondo significa o globo terrestre, e o saboroso creme que tem dentro significa o continente africano, que todos desejam comer.

Conhecida praticamente em todo o mundo, apesar de em alguns países ter um nome e um formato ligeiramente diferentes, a saborosa “Bola de Berlim”, que existe há mais de cem anos, arrasta consigo uma das mais tristes realidades a que a humanidade assistiu: a absorção de um continente, das suas gentes, das suas liberdades e das suas culturas, por países que procuravam desesperadamente o lucro..."

(Joaquim Gomes, crónica em www.correiodominho.com)

a) RB

Carmo disse...

20 anos e não 30.... ;)

Amílcar Tavares disse...

Um dia para recordar, pois temos a obrigação de derrubar todos os muros que ainda existem.

Unknown disse...

Obrigado pela correcção. Abraço a todos. E quem puder, que coma uma bola de Berlim em homenagem à queda do Muro!