Café da Mobilização

4 Comments




O Café Margoso recebeu esta mensagem do Paulino Dias, que merece toda a atenção:

"Caro JB,

As tuas perguntas são muito pertinentes, e estou contigo em que pequenas medidas devem ser tomadas imediatamente, entre as quais a disponibilização de um número gratúito para esclarecer dúvidas, e outras soluções de pré-atendimento nos bairros para descongestionar os hospitais e centros de saúde.

No entanto, no meio disso tudo, hoje gostaria de usar o teu Café para destacar a forma como a sociedade civil, especialmente na Praia, está a mobilizar-se para combater a Dengue. Já recebi vários emails informando sobre pontos de encontro, os bairros estão a mobilizar-se em peso, as associações comunitárias idem, as empresas (a Caixa Económica mobilizou todas as suas agências no país inteiro para esta acção amanhã, sei que outras empresas também estão a mexer-se), etc. Sente-se nas ruas este envolvimento, as pessoas estão a falar, a discutir...

Em toda a minha vida, e particularmente nos meus quase 8 anos da Praia, nunca vi esta cidade a mobilizar-se desta forma em torno de uma causa. Nem os apagões da Electra conseguiram este feito, digo-te.

Definitivamente, acho que amanhã muito poucas pessoas vão para Laginha (ops!, Quebra-Canela).

Um abraço daqui da Praia

Paulino.

P.S. - sugiro-te que divulgues os pontos de concentração amanhã. Já sei do bar O Cometa, na Achada de Santo António (9h00), Café Bom Gosto no Palmarejo (8h30), qualquer agência da Caixa Económica (8h30). Mas haverá outros com certeza..."

Entretanto, estudantes do ensino superior voluntarizam-se e dão uma preciosa colaboração nos serviços de urgência do Hospital da Praia (ver notícia, aqui) e num comunicado do Governo de Cabo Verde, prepara-se uma mobilização geral (ler comunicado completo, aqui). Haja esperança.





You may also like

4 comentários:

R. disse...

No largo do Ténis, Plateau, às 10 horas desta sexta-feira e no sábado às 09 horas.

Helena Fontes disse...

Um pequeno esclarecimento ao Paulino. A Praia mobilizou-se e bem aquando do buzinão contra a suspensão do programa radiofónico "Noite Ilustrada", e no primeiro buzinão contra a ELECTRA, antes da "renacionalização" da mesma. Tudo isto, nos finais da década de 90, quando decerto o PD não vivia na capital.

Ainda bem que a Praia está mobilizada e unida contra este flagelo. Eu daqui já fui mobilizada para o envio de repelentes, e vou mobilizando mandando informações que tenho sobre o dengue.

Saudações e força aí.

P.S. Da Caixa Económica não era de esperar senão essa grande mobilização das suas agências e da assunção plena da sua responsabilidade social. Acho que a semente ficou. Bem haja.

Força, pois vamos vencer.

Ariane Morais-Abreu disse...

Solidariedade e mobilizaçao de desespero a ultima hora!! Para onde vais Cabo Verde? A musica diz: "se tchuva bem, morrê fogadu..." Porqueza e sujeza matam como a ignorância de poder tudo sem ter nada. Sera este cenario de panico e impotência cronica que se reserva aos meninos de CV para os anos vindouros??!Que faire, misère...

Anónimo disse...

Acabei de ver a Ministra da Economia literalmente com a "mão na massa", a ajudar descomplexadamente na limpeza nas redondezas do Ministério. É isso mesmo, tem que ser assim. Força! Com isto tudo, acho que quem vai na boleia é a Camara Municipal da Praia, que já tinha tempo mais do que suficiente de "casa" para ter conseguido limpar a cidade, evitando-nos a todos da dengue ou, pelo menos, minimizando as suas consequência.