Mensagem Cafeana

4 Comments



Mensagem:

"Acabei de receber do meu primo que é médico no Brasil e tem larga experiencia no tratamento da dengue, os seguintes conselhos:

1. Aos primeiros sintomas da doença ir directo para a ingestão de soro caseiro, para evitar a desidratação. A receita é: um copo de água, uma colher de chá de açucar e uma pitada de sal. Ou então uma colher de sopa de açucar, e uma pitada de sal (apanhada com tres dedos) para um litro de água. Deve-se beber abundantemente.

2. Outro repelente caseiro - Salsa macerada em álcool. Deixar em infusão e correr no corpo. Pode-se juntar ou não o óleo de bebé, é opcional.

3. Defumadouro de eucalipto ou citronela.


Julgo que vale a pena divulgar."


Adenda: tendo em conta dois comentários (pertinentes) publicados a propósito destes conselhos, que fique claro que não estamos aqui a incentivar a auto-medicação em troca de idas aos serviços competentes. Seja como for, o soro caseiro é algo que pode ser feito facilmente e ir-se bebendo, por exemplo, enquanto se aguarda vez para ser visto ou durante a noite, no caso de a passar em casa. Saudações a todos e agradecimentos às duas pessoas que chamaram atenção para este importante aspecto.




You may also like

4 comentários:

Anónimo disse...

Vou já enviar aos meus amigos,por e-mail. Obrigado João.
Maria O.

Enfermeira disse...

Aos primeiros sintomas ir directo para o médico e não fazer auto-medicamentação. Ter vigilância médica é essencial; pode ser necessário - se evolui para baixas de tensão ao 3º ou 4º dia - o soro para hidratar. Efectivamente o Brasil e particularmente o Rio de Janeiro têm uma alta taxa de incidência de dengue e portanto estão habituados a lidar com isso no dia-a-dia. A nós falta-nos a experiência por isso o melhor é ir ao médico e não tentar substituir a hidratação por soro através de medicamentos caseiros.
Tenham em atenção que já houve vítimas por se recusarem a ser tratadas e também por recorrerem muito tarde aos serviços de saúde. Somos poucos mas temos o que é necessário e estamos a trabalhar noite e dia.

MM disse...

Não façam auto-medicação. Procurem os centros de saúde, os hospitais ou as clínicas. Há casos de vítimas que podiam ter sido salvas se tivessem procurado ajuda em tempo.
Cabo Verde tem os meios para tratar as pessoas. Não recorram à auto-medicação.

Lily disse...

Penso que isto são apensas conselhos e assim deverão ser encarados...
Até porque a sugestão do repelente não faz parte do tratamento,mas sim da prevenção! Achei a sugestão bastante interessante!
Todas as dicas são importantes, sendo que o recurso ao sistema de saúde é fundamental.