Registador de Promessas

0 Comments


Uma nova rúbrica do Café Margoso.

A chamada sociedade civil deu, no Fórum da Economia da Cultura realizado esta semana na Praia, uma forte demonstração da sua força. Colaborando, trabalhando, propondo, incentivando, pressionando. Deste Fórum saíram recomendações. Ao Ministério da Cultura e ao Governo. Ao Estado. Vamos publicando no Café Margoso algumas dessas recomendações. Mas não só.

Os políticos, na Situação e na Oposição, falam muito. É normal, faz parte do exercício das suas funções falar. Falar uns com os outros, na comunicação social, falar com o povo. Uns falam de menos e outros falam demais. Vamos procurar registar aqui no Café Margoso algumas das promessas que vão sendo feitas. Porque a chamada «sociedade civil» também tem o seu papel e isso ficou cabalmente demonstrado esta semana.

De realçar, finalmente, a humildade politica do actual Ministro da Cultura. Porque se há algo que se pode concluir das (muitas) recomendações do referido Fórum, é que quase tudo está por fazer nesta área, e muito do que está a ser feito, deve ser revisto, ao nível das competências, dos processos e das prioridades. A aceitação pública deste pressuposto revela uma postura que, mesmo tendo chegado com anos de atraso, é reveladora. E quem entende que escrever isto é «dar graxa» ao Ministro, não entendeu uma palavra do que tenho escrito sobre o tema. Mas isso não é um problema meu.


Sendo assim, cá vai o Registo nº1

«Que se promova a elaboração de um plano estratégico - nacional e regional - de desenvolvimento cultural integrado

Fonte: Recomendação nº 20 do Fórum sobre Economia da Cultura


Imagem: «Drawing Hands» de Escher




You may also like

Sem comentários: