Os Margosos 2008

26 Comments


Inspirado no exemplo do blogue Arrastão, elaboramos uma lista de individualidades e instituições, nacionais e estrangeiras, e damos início a uma grande sondagem de balanço do ano 2008 que está a entrar no seu último mês de existência.

A selecção dos nomes foi feita com ajuda de amigos e colaboradores e, naturalmente, não será unânime. Mas pronto, mesmo assim, esperamos a participação de todos.

Mantêm-se a possibilidade de votar até ao último dia do ano. Aos vencedores nacionais, serão enviadas uma carta, anunciando oficialmente o facto, acompanhada de uns grãos de café.

Margosos Mais 2008 - Nomeados Nacionais
  • Abraão Vicente - colunista e apresentador de televisão
  • António Correia e Silva - reitor da Universidade de Cabo Verde
  • Cristina Duarte - Ministra das Finanças
  • Flávio Hamilton - actor de teatro
  • Graça Andersson Guimarães - Embaixadora de Portugal
  • Hernâni Almeida - músico
  • Jornal da Hiena - blogue de tendências anarquistas
  • Luisa Queirós - pintora
  • Princezito - músico
  • Ulisses Correia e Silva - Presidente da Câmara da Praia

Margosos Menos 2008 - Nomeados Nacionais
  • Bairro da Barraca - ilha da Boavista
  • Electra - companhia nacional de água e electricidade
  • Felisberto Vieira - político em stand by
  • Gilles Filletreault - administrador dos TACV
  • Jogadores da Bolha
  • Jorge Santos - líder da oposição
  • José Maria Barreto - responsável pelo Palácio Ildo Lobo
  • Manuel Fernandes - economista homofóbico
  • Manuel Veiga - Ministro da Cultura
  • Sara Lopes - Ministra, não se sabe muito bem de quê

Margosos Mais 2008 - Nomeados Internacionais
  • Barack Obama - Presidente eleito dos EUA
  • Ingrid Bettencourt - refém libertada
  • Michael Phelps - nadador
  • Nelson Évora - atleta de triplo salto
  • Scarlett Johansson - actriz

Margosos Menos 2008 - Nomeados Internacionais
  • George Bush
  • Manuela Ferreira Leite
  • Nino Vieira
  • Sarah Palin
  • Silvio Berlusconi

Nota final: hesitei bastante na possibilidade de incluir políticos nestas escolhas, mas depois acabei por decidir que não havia mal nenhum nisso, e por duas razões principais. A primeira, porque são os políticos que decidem ou influenciam muito do que diz respeito ao nosso dia-a-dia e portanto está no nosso direito elogiar ou criticar a sua actuação. Em segundo lugar, porque temos que acabar com esse complexo e preconceito de que quem critica o amarelo é verde, ou quem critica o verde é amarelo, como se o nosso mundo se resumisse a essas duas cores. Por enquanto que não aceitarmos que Cabo Verde tem muito mais do que apenas duas cores, ficaremos manietados de dar o nosso contributo para o crescimento da Nação.

Abraço fraterno e boa escolha.




You may also like

26 comentários:

Anónimo disse...

Ja agora aproveita para votar em OBAMA para a personalidade do ano na TIME (http://www.time.com/time/specials/packages/0,28757,1857576,00.html)

Redy Wilson Lima disse...

Estando o JS também teria de estar JMN. De todos é o que tem maior peso nas nossas vidas. Fica bem.

Anónimo disse...

..;confesso que não esperava estar nomeado para os oscares, perdão pros MARGOSO MAIS, mas desde ja é uma honra, votei ( e imaginà , não votei em mim eh eh eh)... ja agora pode-se votar quantas vezes? eh eh eh eh brincadeira, Bom vou votar mais umas 500 vezes e arrecadar o premio lol! fca cool e grato pela nomeação

Anónimo disse...

O meu voto vai para .........Abrãao Vicente. eheheheh!!!!Fala sériuu! O que fez o Abrãao para estar na lista dos + de 2008? Mistériuuu.
E tu João não estás na lista porqueh?

Palhaçada.

Unknown disse...

Anónimo: duvido que ele precise do meu voto. Este ano não tem como não ser o Obama.

Redy: na minha opinião, não são comparáveis. Um está a anos luz do outro. Com todos os defeitos. Mas foi como disse, estas nomeações fizeram parte de um processo de escuta, e escolha pessoais. É normal haver quem não concorde.

Hiena, não sei como funciona, mas se estiveres a circular por computadores diferentes, podes votar várias vezes... :)

Anónimo, problema teu, não meu. Pelo menos o Abraão faz uma coisa, como se pode ver pelo teu post: incomoda muita gente! :)

Anónimo disse...

e o josé luis tavares, pela belíssima poesia?
e o zé hopffer, pelo excelente "o ano mágico de "2006"?
e o mário lúcio sousa pelo "badyo"?
é o manuel veiga que perturba ou o facto de ele ser o principal qutor do alupec?
cumprimentos

Fonseca Soares disse...

JB, estou de acordo que 'isto' vale o que vale, que é - como tudo o que está na base de subjectividades - 'uma' proposta. E neste caso 'a' proposta do Margoso... Mas tb há princípios que não devem ser 'esquecidos' e estou com o Redy em relação à falta de JMN na lista, independentemente de 'estarem ou não a anos/luz' um do outro.

Unknown disse...

Anónimo, não podem estar todos... Mas cá vai uma chamada de atenção: o Mário Lúcio estava numa lista mais longa, mas entre este e o Princezito, optou-se pelo segundo. Normal, quem não esteja de acordo. O M. Veiga não está ali como principal autor do Alupec. Aliás eu nem sabia que o Alupec tinha um autor principal, mas gostei de saber. Está ali como Ministro de Cultura, o que se pode ver no post que apresenta a sondagem. E isso é que perturba.

Quanto ao José Luis Tavares e Zó Hoppfer, concordo com as observações feitas, mas como disse, não podem estar todos lá!

Abraço

Unknown disse...

Tchá, isto não é nem um artigo jornalístico nem uma sondagem politico-partidária, como tal, não estou de acordo contigo.

Se tivesse um lider da Juventude partidária do PAI teria que ter o do MPD? Se tivesse que ter o lider da bancada parlamentar de um, teria que ter o lider da bancada parlamentar do outro? Neste caso, não necessariamente.

Abraço

Redy Wilson Lima disse...

João não estou a comparar. Se um é arraceiro o outro é um vendedor de promessas impossíveis. Acho é estranho o JMN não estar presente em nenhuma das listas. Afinal ele é a pessoa com maior poder em CV. Mas quem faz a lista és tu, não eu.

Unknown disse...

Caro Wilson, vou tentar ser claro, para que possas entender (eu sei, a lista é «minha», mas se pretendo que haja participação, devo explicar-me, quando acho que é caso disso): o JMN não está na lista MAIS, porque não se destacou pela positiva ao ponto de o merecer; o JMN não está na lista MENOS, porque não foi tão medíocre ao ponto de merecer essa inclusão, ou se quiseres, os que lá estão conseguiram ser ainda piores.

Fui claro?

Abraço!

Fonseca Soares disse...

Escusado dizer que não se trata de artigo jornalístico, nem de sondagem político-partidária. Sei, porque está mais que claro para todos. Mas mesmo assim sendo, há que ter, quanto a mim princípios, pela simples razão de que senão, nada disso seria necessário e no dia 31 de Dezembro, colocavas um post a dizer estes são os Margosos + ou os Margosos - . Sem participação de ninguém, ou só dos teus amigos mais próximos (e dentro da bolha). O PM e o líder da oposição, para o bem e para o mal, gostemos mais ou menos deles, eles marcam o dia-a-dia deste país… E, na hora de fazer sondagem do género os mais e os menos, naturalmente que os dois devem ser alternativa… Se calhar, tu e eu até podemos coincidir no julgamento, por exemplo de que JS é fraco… JMN é sofrível (ou vice-versa)...mas nada melhor do que deixar viável as alternativas todas, (que seja possível que outros discordem…) ou simplesmente tenham essa possibilidade. Senão uma parte da sondagem é imposta pelo Gerente… Daí a necessidade de princípios... para não manietar de forma alguma.

Unknown disse...

Tchá, já expliquei no comentário anterior. Se mesmo assim, não quiseres entender, ou entender que estou a desviar-me de princípios inaliáveis, não posso fazer mais nada.

É a mesma coisa que dizer que tenho que colocar TODOS os músicos que lançaram CD's, para pode dar possibilidade de escolha. Ou todos os actores, já que ali o Flávio não tem concorrentes. Será dificil entender que isto não pretende fazer nenhuma comparação entre quem é Governo e quem é oposição?

Se tivesse que colocar as alternativas todas - expressão tua - não havia extensão de lista que chegasse.

Mas numa próxima ocasião até poderemos fazer uma sondagem do tipo, Zé Maria ou Djô Santos, qual o melhor? E pronto, todos ficam felizes!

Anónimo disse...

Alguém falou na nomeação de Mário Lúcio

Estava a assistir a telenovela da noite na TCV e vi uma cena em que o marido oferece a mulher um frigorifico, cena igual a peça de teatro “Um homem, uma mulher e um frigorifico”

Que coincidência … a diferença é que na novela, o frigorifico era presente de aniversário.

Anónimo disse...

Então, de acordo com Teatrakacia e Redy, ambos Ulisses Correia e Silva e Felisberto Vieira teriam que estar na mesma categoria?!??

Isso não faria qualquer sentido e tenho a certeza que os dois o considerariam um absurdo total.

Por isso, deixemos o João Branco viver e criar. Ninguém é obrigado a votar!

Anónimo disse...

Ok Joao. Da proxima primeiro faz uma lista para nomeacao, e depois uma segunda para votacao. Assim conseguiria a proeza de agradar os gregos e troianos.(LOL)

Unknown disse...

Pois, e mesmo assim...

Anónimo disse...

E o Grande KKB? Estava eu convencida que para o Margoso ele era o Mais que Mais!!!!
A Embaixadora de Portugal a propósito do quê?
Enfim...
sandra

Anónimo disse...

esqueceram do Victor Borges .... que realmente fez sem publicidade... mas como vivem de Show off ....????????????

Verónica

Unknown disse...

Sandra e Verónica, é como diz o outro: não se pode agradar a gregas e troianas. Quanto ao KKBB, Sandra, aposto que ele vai ficar encantado com o facto de te teres lembrado dele, vai sorrir como sorri um poeta e quem sabe, se inspira para compor uma música em tua honra...

Anónimo disse...

senhor ... é para dignificar somente aqueles que realmente mudaram as coisas neste país ... mas como vivem do Show ... tudo bem !
viva VB ...
Verónica

Catarina disse...

Bem, votei num nomeado. Mas para mim, o mais do ano nacional será sempre o Procurador Vital Moeda: pela coragem, humildade, por não esquecer nunca os ideais da justiça e por fazê-la acontecer, todos os dias, na prática - não se deixa atar pelas amarras da burocracia.

Um exemplo de pessoa... se não o tivesse conhecido, acharia que não existia!

Unknown disse...

Veronica, o meu comentário anterior não tinha como objectivo diminuir a importância da tua sugestão. Acredito que Vitor Borges fosse também um escolha interessante, sem dúvida. Assim, como Vital Moeda, Catarina. Acredito no que dizes, mas por enquanto que só vir «arraia miúda» nos tribunais e na cadeia, desconfio sempre. Quero ver é os tubarões a serem apanhados!

Anónimo disse...

Por isso mesmo joão, O Vital Moeda teve a coragem de embargar as obras mais importantes do sal, colocar a Câmara Muniipal no bano dos réus por crime ecológico! E todo o processo de tráfio de droga... quem mandou prender os "poderosos"??? Não falei por acaso, é um "miúdo" que impressiona a sério pela firma como se debate na prática e no terreno pelos ideais de justiça... mesmo sabendo e sentindo na pele todas as pressões que possas tentar imaginar!

Acho que mais 2 ou 3 fariam toda a diferença!

Unknown disse...

Catarina, amanhã vou escrever um post sobre ele. Acho que tens toda a razão! Abraço

Catarina disse...

Boa ;-)!