Jazz!

0 Comments


Pela primeira vez, este ano, comemora-se o Dia Internacional do Jazz. Em Novembro de 2011, durante a ConferĂȘncia Geral da UNESCO, a comunidade internacional proclamou 30 de Abril como "Dia Internacional do Jazz". Ao dedicar um dia ao Jazz, pretende-se sensibilizar a comunidade internacional sobre as virtudes do jazz como uma ferramenta educacional, uma força de paz, de unidade, de diĂĄlogo e de uma cooperação reforçada entre as pessoas.

"SĂŁo muitas as histĂłrias que cercam a origem da palavras “jazz”. SĂŁo muitas as lendas que tentam traduzir a palavra “blues”. Numa delas, uma mulher conta que, ao retornar da igreja, numa manhĂŁ de domingo, deitou-se na cama e olhou para o teto com um sentimento tĂŁo profundo, uma tristeza tĂŁo atroz, e este era um sentimento tĂŁo blue… O blues virou lamento, virou ruminação, choro contido… O jazz Ă© um gĂ©nero que se destaca dos demais pelo improviso e por uma escala musical de DNA negro. Diferente da escala europeia, a matriz do jazz tem uma blue note, uma nota blue." (fonte: aqui)

Seja o tradicional som de New Orleans, seja atravĂ©s da voz rouca de Louis Armstrong ou das interpretaçÔes de divas como  Ella Fitzgerald ou Billie Holiday, dos improvisos de Milles Davis, Dizzy Gillespie ou Duke Ellington, o jazz hĂĄ-de estar sempre presente. Hoje, Ă© o dia do jazz. Dia de mĂșsica. Dia de magia.

 




You may also like

Sem comentĂĄrios: