Café Amélie

2 Comments



O mundo anda deprimido, já o sabemos. Só ouvimos falar de crise, do stress, de violência. A humanidade caminha no fio da navalha e um pequeno mal entendido pode gerar uma discussão que acabe em tragédia. Por essas e por outras, achei esta ideia uma pequena (grande) delícia .


Inspirado por movimentos espontâneos como o “Zé Frank Chill Out Song”, os “Abraços Grátis” ou os “Improve Everything” – que já percorreram várias cidades realizando missões surpresa em espaços públicos - o designer português Martim Dornellas decidiu fazer estes pequenos gestos na cidade de Lisboa, de acordo com uma auto-proposta para mudar o mundo e criou o Projecto Amélie. “Basicamente, estas acções destinam-se a mudar o dia-a-dia de algumas (mas basta uma) pessoas. Proporcionar-lhes um pequeno aconchego no caminho para o trabalho ou conversa quando chegam a casa”, revela o autor.

"Pequenas acções que tenham como objectivo mudar o mundo, ou os pequenos mundos em que vivemos. Acções desinteressadas, que façam alguém sorrir, sentir-se melhor, emocionar-se, etc. Qualquer coisa que mude o dia a dia de algumas (mas basta uma) pessoas." Esta a proposta de Martim, à qual muitos habitantes de Lisboa tem dado respostas criativas e divertidas. Em sinais de trânsito, nos postes da rua, nas cabines telefónicas, nas portas dos WC's públicos, qualquer lugar é bom para um gesto ou uma frase que possa, pela surpresa, provocar um sorriso nalgum desconhecido. 

Não seria interessante, fazer isto na Praia ou no Mindelo?


Leia mais: aqui
Sítio oficial do Projecto Amélie: aqui






You may also like

2 comentários:

Ivan Santos disse...

...seria mtooo interessante! material não nos falta hehehe

Ivan Santos

Kuskas disse...

Nao é a mesma coisa, mas fui adicionada a um grupo no FB que se chama Troca quase tudo. Posso por exemplo uma hora por semana ir passear o teu cao e alguem do grupo oferecer em troca, meia hora para ler para a minha mae :)