Um Café com Losna

1 Comments




Artemísia absinthium

Uma das vantagens de ter um centro de produção artístico como este centro de documentação da Associação Mindelact, na parte superior de um mercado municipal, é este contacto visual arrebatador com as cores, texturas de dezenas de plantas e frutas. E os cheiros. Meu deus, os cheiros! Hoje, a propósito, aconteceu algo inusitado. Num intervalo, estava eu na varanda interna do mercado a tomar um fresco e sinto um cheiro poderoso. Poderoso mesmo. Soube depois o que tinha provocado tal sensação: um saco de losna tinha acabado de chegar ao mercado e sido despejado para preparar a sua venda. Quero esta planta abençoada nos meus ensaios, pensei. Dito e feito: já a tenho comigo.

Fui depois investigar. O abençoado Google nunca nos deixa ficar mal nestas situações. Que planta é essa? Primeiro, tem um nome científico deslumbrante: Artemísia absinthium. Uma planta medicinal também conhecida por bsinto, erva dos vermes, artemísia, sintro, alvina ou erva santa. O chá bem concentrado é bom para aliviar vermes. É disso mesmo que eu estava precisando, um chá para aliviar os vermes que por aqui andam a pairar, a tentar estragar-me os dias! Abençoada losna. Abençoada Artemísia, nome de mulher bem-amada!






You may also like

1 comentário:

Anónimo disse...

Essa planta é usada também no fabroci do absinto alcool em que numas variantes como o absinto "black" chega a 80% de alcool, é bom não é!!!
smn