Cafeína

6 Comments




«Estamos a tornar-nos mais estúpidos porque vivemos numa sociedade na qual temos de ser consumidores para que essa sociedade sobreviva. E para ser consumidor, é preciso ser estúpido, porque uma pessoa inteligente nunca gastaria 300 euros num par de calças de ganga rasgadas. É preciso ser mesmo estúpido para isso. Essa educação da estupidez faz-se desde muito cedo, desde o jardim de infância. É preciso um esforço muito grande para diluir a inteligência das crianças, mas estamos a fazê-lo muito bem. Estamos a conseguir destruir aos poucos os sistemas educativos, éticos e morais, o valor do acto intelectual.»

«A escola não tem culpa, é a nossa sociedade que é culpada. A escola, a universidade, deveriam ser o lugar onde a imaginação tem campo livre, onde se aprende a pensar, a reflectir, sem qualquer meta. Mas isso é algo que estamos a eliminar em todo o mundo. Estamos a transformar os centros de ensino em centros de treino. Estamos a criar escravos. Somos a primeira sociedade que entrega os seus filhos à escravidão, sem qualquer sentimento de culpa. Nesses centros de aprendizagem, estamos a criar seres humanos que não confiam nas suas próprias capacidades e que começam a acreditar que o seu único objectivo na vida é arranjar trabalho para conseguir sobreviver até chegar à reforma – que também já lhes estão a tirar. O que estamos a fazer é horrível. Não tem nada a ver com os valores da Internet, com a competência do professor, faz tudo parte de um conjunto. Somos culpados enquanto sociedade.»

Alberto Manguel - escritor


Dá que pensar, não dá? Ver entrevista completa, aqui





You may also like

6 comentários:

Ivan Santos disse...

sem duvida, dá msm q pensar!
nos faz sentir(pelo menos a mim), um infimo grãozinho de areia...
De arrepiar isto:"Estamos a transformar os centros de ensino em centros de treino."....nem mais

HFontes disse...

Nem mais JB. É isso mesmo. Estamos a criar e a recriar carneiradas. Impõe-se uma nova revolução dos cravos.
;)
Vou partilhar ok?

Helena Fontes

Anónimo disse...

Como estudante universitária, concordo plenamente. Irei partilhar no meu blog, com os devidos créditos. Obrigada!

Anónimo disse...

Uma visão da sociedade um bocado radical.

Anónimo disse...

Não há por aí um zero a mais. Um par de calças por 30 euros está bem. Agora, 300 é um exagero!

Anónimo disse...

Tambem eu concordo. Há, entretanto, tambem, quem deite as culpas ao novo sistema de ensino, ao Processo de Bolonha. Acusando-o de ser uma forma de criar escravos profissionais ou marionetas para a manipulação facilitada. Devido a restrição dos conheçimentos. Aqui entra o papel da universidade.

Natasha
Abraço!