Zorro em Cabo Verde

4 Comments


Ao ler o (belo) romance de Isabel Allende, «Zorro, o começo da lenda», fiquei a saber que o meu herói favorito - uma espécie de mistura de Peter Pan, Robin dos Bosques e Che Guevara - teria estado uns dias em Cabo Verde, em 1814, quando regressava para a América Latina, vindo de Espanha. Eis algumas passagens comprovativas:

«Impulsionado pelas correntes oceânicas e pelos ditamos do vento, o Madre de Dios dirigiu-se para sul bordejando África, passou frente às ilhas Canárias sem parar e chegou a Cabo Verde para se abastecer de água e alimentos frescos, antes de iniciar a travessia do Atlântico. (...)

Em Cabo Verde, os viajantes foram recebidos pelas autoridades, que ofereceram um baile em honra das ilhas do comandante. (...) Muitos funcionários administrativos eram casados com belas mulheres africanas, altas e orgulhosas, que se apresentaram na festa vestidas com um luxo espectacular. (...)»

Ficamos pois a saber que não é de hoje que as nossas mulheres são altas e orgulhosas, adoram festas e que gostam de dar aquele show, com toiletes de fazer corar qualquer viajante oriundo das «metrópoles». Espelho meu, existe alguma mulher mais bonita do que eu? Não, crioula, moda bô, ka tem!




You may also like

4 comentários:

Alex disse...

Olha, olha! A coisa até podia dar uma estoriazita, não achas? Zorro em Cabo Verde - O justiceiro da Grande Ribeira.
Vou passar uma vista d'olhos pela coisa. Se for publicidade enganosa mando-te a conta.
ZC

Unknown disse...

Hepá, não tenho nada a ver com isso. Sou apenas um modesto eco. Manda a conta para a Isabel Allende, se não correr bem! hehe

Anónimo disse...

Olá!

O mesmo texto com uma leitura ligeiramente diferente.
http://amantedarosa.blogspot.com/2006/10/zorro-em-cabo-verde-caminho-da-amrica_16.html

Unknown disse...

Vou ler!