Cafeína ouvindo o Debate

3 Comments



Ouvindo o primeiro debate entre os líderes partidários na RCV, dei com esta citação, escrita, imagine-se, no século XIX:

«Ser governado significa ser observado, inspecionado, espionado, dirigido, legislado, regulamentado, cercado, doutrinado, admoestado, controlado, avaliado, censurado, comandado; e por criaturas que para isso não tem o direito, nem a sabedoria, nem a virtude... 

Ser governado significa que todo movimento, operação ou transação que realizamos é anotada, registrada, catalogado em censos, taxada, selada, avaliada monetariamente, patenteada, licenciada, autorizada, recomendada ou desaconselhada, frustrada, reformada, endireitada, corrigida. 

Submeter-se ao governo significa consentir em ser tributado, treinado, redimido, explorado, monopolizado, extorquido, pressionado, mistificado, roubado; tudo isso em nome da utilidade pública e do bem comum. 

Então, ao primeiro sinal de resistência, à primeira palavra de protesto, somos reprimidos, multados, desprezados, humilhados, perseguidos, empurrados, espancados, garroteados, aprisionados, fuzilados, metralhados, julgados, sentenciados, deportados, sacrificados, vendidos, traídos e, para completar, ridicularizados, escarnecidos, ultrajados e desonrados. Isso é o governo, essa é a sua justiça e sua moralidade!

Oh personalidade humana! Como pudeste te curvar à tamanha sujeição durante sessenta séculos?»

Joseph Proudhon - filósofo e economista francês




You may also like

3 comentários:

Anónimo disse...

A cafeína também pode VER o debate. É só ir ao site da TCV.

zito azevedo disse...

O que prova que, afinal, a única coisa que muda, são as moscas...O guião do espectáclo circense sempre foi o mesmo...

Bitim disse...

Esse texto exprime a mais pura verdade. Mas infelizmente os contornos da humanidade e os caminhos escolhidos pelos nossos antepassados, ditaram o tipo de governo que vivemos na actualidade, com a predominância da economia sobre tudo na vida. E tenho pena de dizer que não há vota à trás, a unica solução é seguir o sistema.