Um café com as Boazonas

1 Comments



A propósito das professoras belas, eis um (excerto) de um texto do humorista José de Pina que vale bem a partilha:

«Nunca me esquecerei da minha professora de geografia do 1º ano no Liceu Pedro Nunes. Tinha umas belas pernas e, talvez por isso, fazia questão de usar sempre mini-saia. Eu e os meus colegas passávamos o tempo a tirar-lhe as coordenadas: "Olha ali, latitude 30ºS - longitude 65ºE". Era um sinal que ela tinha na coxa esquerda. Sendo o umbigo o equador, havia dias em que a mini-saia nem chegava ao trópico de Câncer. Cartografámo-la toda, o que foi óptimo, sendo ela professora de geografia. Também me lembro de uma professora de inglês a quem se aplicava bem o piropo "por ti até aprendia a falar francês". Foi o ano em que tive melhores notas a francês. A inglês nem por isso; passei as aulas todas distraído, a pensar no French kiss.»

Comentário Cafeano: todos nós tivemos quedas ou paixões assolapadas por professoras (ou professores, conforme o caso), capazes de nos por a dominar matérias antes intragáveis ou mesmo inacessíveis. A minha maior lembrança neste sector específico do meu percurso pedagógico, foi uma professora de Filosofia, no 10º ano de escolaridade. A coisa foi tão grave que por ela, ou por causa dela, li os gregos todos, incluindo os diálogos de Platão completos e a poética de Aristóteles, acontecimento inusitado para um rapaz de quinze anos mas que me fez pensar, tendo em conta que foi na Grécia Clássica que nasceram as Artes Cénicas enquanto fenónemno artístico e espectacular, se não terá sido aí que tudo tenha efectivamente começado. Mais uma vez, o amor, sempre o amor, é o motor das coisas boas da vida. 




You may also like

1 comentário:

argumentonio disse...

sim, havia uma professora de matemática, no Pedro Nunes, que dava a aula sentada na secretária

a conjugação dos elementos de Euclides com as insondáveis geometrias daquela mini-saia deixaram uma geração com a inequação da falta de bases elevada à máxima potência e ainda hoje se evita questões de factorial

talvez os nossos amigos do INE tenham sido bafejados pela musa e o cálculo recalculado das taxas padeça do mal daquele quadro negro triangular...