Café à Medida

8 Comments


Parece que foi propositado, não é? Vão ler o que diz o Abraão Vicente aqui, e digam-me lá se não vamos ter uma série de reacções, epidérmicas ou não, relacionadas com a Pergunta Cafeana que está mesmo aqui em baixo...

Um Café à Medida, pois. Ou como diria o outro, «very typical»...


Imagem: fotografia de António Sta. Clara, «reflexos»




You may also like

8 comentários:

Anónimo disse...

João Branco, agora mesmo dei a minha opinião ao post do Abraão no blog dele, e aproveito para deixa-la aqui:
"Ai Abraão... ainda há pouco tempo atrás tinhas dito que não ias abrir, neste blog, um espaço para discussão em torno do bairrismo São Vicente vrs. Santiago, mas não estás a cumprir meu caro. Desta vez, exageraste um pouco, até porque são questões da campanha politica trazida à baila enfim... Concordo apenas com uma outra coisa que disseste, mas não dar ao Onésimo Silveira o seu devido lugar no patamar entre os grandes intelectuais da nossa terra é faltar à verdade. Sei que as vezes ele diz coisas que não devia dizer, falha, diz asneiras... sim é verdade. Mas que ele teve mérito na projecção do Cabo Verde que temos hoje, disso não tenho dúvida! Convido-te a fazer um fazer uma pesquisa a cerca do que ele escreveu sobre Cabo Verde, e sobre algumas temáticas e verás que ele não é tão contraditório como parece! Agora uma coisa que muitos ainda, a meu ver, não perceberam é que ele é "um animal politico" e isto diz muito. Ainda muita gente não compreede o Onésimo, mas o futuro um dia dirá algumas verdades sobre a sua pessoa e capacidade intelectual. Ele não é tão bairrista como muitos pensam, ele ama Cabo Verde acima de tudo! Só que, verdade seja dita, quanto se vê algumas assimetrias na distribuição dos recursos e poder no nosso país, cabe a alguêm dizer ou fazer qualquer coisa. Que outros em outras ilhas façam o mesmo, que recorram à história das suas outras ilhas para reclamarem o que lhes é de direito. Concordo contigo que de facto não é São Vicente ou Santiago isoladamente que fizeram ou transformaram a realidade social, cultural e histórica do nosso país. O homem como "animal politico" que é vai utilizando a retórica de que Soncent foi importante para Cabo Verde etc. e tal, mas não creio que o objectivo seja o de subjugar as outras ilhas, mas antes querer para a sua ilha o que essa tem de direito próprio, assim como qualquer outra ilha poderia fazer. Não podemos ver só de um lado e não vermos para as outras prismas. Na politica temos essas coisas, ou seja, utiliza-se a retórica de que Soncent foi importante num dado momento histórico, ou até mesmo uma certa dosagem de bairrismo em alguns casos(mas não creio que seja este o do Onésimo) para se galgar outros interesses económico-politicos - o de uma vida melhor e digna para os mindelenses, pois toda gente sabe que Soncent está a passar por um momento de crise terrível. Não estou a fazer campanha politica, pois não tenho essa pretenção, até porque nenhum dos candidatos à câmara de Soncent preenchem os pré-requisitos para que eu votasse neles."

Anónimo disse...

Vejam a opinião do jurista mindelense em "terras lusas" Virgílio Brandão sobre este caso nos seu blog: http://www.terra-longe.blogspot.com/.
Eu concordo em parte com a visão do Virgílio, mas acho que a ideia do Onésimo é coisa de camapanha, e a intenção vai mais no sentido de reclamar mais para Soncent, e diria outra coisa, mais para as outras ilhas também. Igualdade para todos!
João Branco este blog do Virgílio, Terra Longe, podia ser anexado no teu blog, é de boa qualidade.

Sanpadjud disse...

Olá, olá
Desanuviando um pouco - a malta leva-se demasiado a sério - o Sanpadjud atenta a época eleitoral já publicou um quadro que permite aos políticos (e outros interessados) falar durante horas sem dizer nada. O que tem vantagens óbvias: evita os disparates.
(entre parentesis: uma ideia nunca é um disparate nem é por si boa ou má, abre possibilidades esta é minha acaso não a tenha lido algures e absorvido
Um abraço duma sanpadjud profundamente bairrista e ultimamente o meu bairro é a Praia (lol)

Unknown disse...

Anónimo das 19:56: concordo com algumas coisas, outras nem por isso. Mas atenção, ser considerado um intelectual de «grande envergadura» não é impeditivo de dar as suas calinadas, de vez em quando.

Outra muito importante: se o facto de os politicos e candidatos fazerem propostas «loucas» fosse motivo para não se votar neles, não haveria candidatos suficientes para ocupar os cargos publicos deste país. Alguém tem dúvidas?

Anónimo das 20:42: obrigado pela dica. Vou visitar o espaço e colocar o respectivo link.

Sampadjudo: numa coisa estamos de acordo. Muita gente se leva demasiado a sério!

Anónimo disse...

Sim JB é o que eu disse por outras palavras no meu comments, que o Onésimo é uma personalidade intelectual cabo-verdiana incontornável, apesar das de cometer erros e dizer asneiras, ou de dar as tais caniladas como referes.

Unknown disse...

Lá está, anónimo das 18 e catorze. Eu nem sei se ele disse o que se diz por aí que ele disse. O que sabemos todos é que nesta altura de pré e campanhas eleitorais, as mais distintas individualidades politicas dizem muitas coisas. Dizer é com eles. Agora, a questão que se coloca é que por ser uma pessoa que não é de S. Vicente a criticar uma deterinada atitude, logo se atiram a ele como tubarões, sem sequer se dar ao trabalho de ver se ele tem razão ou não naquilo que está a dizer. Daí também a razão de ser da minha última cafeana. Abr.

Alex disse...

Desta vez não vou avacalhar, juro! Mas esta da Cidade-Estado tem sido um fartote!!!
Está por aí um montão de gente (gente boa entenda-se!!) a dizer coisas acertadas, a dizer coisas parecidas, para não dizer, a dizer quase o mesmo, e fico com a ideia de que está cada um na sua, e ninguém vê o que está aí de comum. Ora releiam lá tudo o que já foi dito pelo, "Anónimo disse", João Branco, o próprio Abraão, apesar da derrapagem do primeiro post, mesmo os comentários com exemplos irónicos a roçar o absurdo, ou o do amigo Virgílio de quem sou admirador pela exigência que põe em tudo quanto escreve, mas não consigo acompanhar na sua leitura legalista neste caso, e vejam se não tenho razão. Cá está mais um belíssimo debate que se vai perder. Isto está-me a parecer um Sporting/Benfica, só com bolas nos POST's (pronúncio do que aí vem?).
CARAMBA, NINGUÉM QUER JOGAR "FUTEBOL" A SÉRIO, ENTENDA-SE À F. C. DO PORTO, CARAGO!?!?!? Assim não jogo!

Unknown disse...

Oh Alex, plagiando (plágios é comigo!) um ditado brasileiro, «Graças a Deus sou portista»! Abr.