Declaração Cafeana

1 Comments



Geralmente o mês de Agosto é conhecido, para além de ser o tradicional mês das férias, da curtição nas ondas do mar e areias das nossas praias, das parodias nocturnas em ritmo non-stpo, como o mês da música, não fosse nesta altura que tem lugar na nossa querida ilha de S. Vicente, o festival de música da Baia das Gatas, o maior e mais antigo evento musical do arquipélago. Não vou agora, neste âmbito, discutir ou colocar em causa quer a programação e os artistas escolhidos para a edição de 2011, nem muito menos falar dos valores anunciados como o investimento que a Câmara Municipal de S. Vicente, promotora do festival, faz este ano, dito, vejam lá, como um ano de contenção. Seja como for, apetece dizer que já se faz tarde uma profunda reflexão sobre que tipo de investimento e gastos os municípios fazem nestes festivais de música, onde são hipotecados quase sempre as maiores fatias orçamentais que estes tem para dedicar às actividades culturais dos seus programas de acção. Que tipo de retorno os festivais de música nos dão? Justificam os gastos avultados que neles se aplicam? Quem paga esta factura? 

Apesar disso, Mindelo tem se mostrado uma cidade extraordinariamente activa no que às artes cénicas diz respeito. Não me lembro, em muitos anos, de ver tantas peças em cartaz. Desde Julho, com o grupo de teatro Juventude em Marcha, e até ao final de Agosto, tivemos e teremos as mais diversas apresentações teatrais, naquele que será uma espécie de aquecimento para a grande festa do teatro, o festival mindelact, que abrirá portas no próximo dia 09 de Setembro. Das peças apresentadas até agora, permitam-me destacar a obra do Grupo de Teatro do Centro Cultural do Mindelo, A Casa dos Bonecos, da autoria de Caplan Neves, que assina ainda a direcção artística e a música original da peça. Grande trabalho corporal do elenco, belo e pertinente texto sobre violência contra as crianças, um espectáculo pertinente, criativo e inteligente. Assim sim, dá gosto ver teatro crioulo nas nossas ilhas!



You may also like

1 comentário:

Lily disse...

Quem sabe se em Outubro está alguma peça em cartaz no Mindelo e eu consiga ver... Espero que sim, seria muito interessante, uma excelente oportunidade!