Cafeína

6 Comments




"Mindelo e S.Vicente tem tudo para dar certo. Falta uma acção inteligente daqueles que são pagos com o dinheiro do Estado para fazer a promoção adequada das actividades culturais. Muita coisa vem acontecendo nesta ilha, só que muito poucos são aqueles que apreciam. Estou farto de ir a actividades culturais onde aparecem apenas meia duzia de pessoas. Neste momento está a decorrer uma exposição fantastica do pintor Amandio Oliveira no Centro Cultural do Mindelo. Ninguém fala disso, injustamente. Mindelo tem sim neste momento é falta de publico apreciador e claro que isso há de interferir na motivação e na criatividade. É certo que temos um campo imenso de possibilidades a explorar. Para isso as pessoas com capacidade e com motivação para a cultura precisam arranjar estratégias correctas para influenciar os politicos nacionais e locais bem como cativar as empresas para o mecenato cultural."

Américo Silva - comentando esta pergunta cafeana




You may also like

6 comentários:

Anónimo disse...

Os ortodoxos ainda acreditam que Constantinopla é o centro do Universo...que mal há nisso?

Djinho barbosa

Unknown disse...

Ortodoxos? Centro do universo? Caramba, há ironias que acertam mesmo ao lado! BUM!

Unknown disse...

Está visto que cultura não é, no caso, um bem de primeira necessidade pelo que seria necessario, talvez, saciar primeiro as necessidades que precedem para que a sede cultural se manifeste...Ela está lá, por ventura à espera que um pequeno excesso de sal a traga à tona...Há que buscar esse sal!

Anónimo disse...

Ah pois é Américo. Mindelo está cheio de MUITA CULTURA. Nós é que somos uns incultos do caraças e não temos capacidade para apraciá-los.

Caboverdiano disse...

JB, concordo em parte com o que o Americo Silva escreveu. Por exemplo sobre a "promoção adequada das actividades culturais". Ele aponta sobre a exposição do pintor Amandio Oliveira no Centro Cultural do Mindelo, e sobre a qual ninguém falava.

Penso que o MC, ou as suas delegações em várias ilhas, deveriam pelo menos, criar um site na internet para noticiar os eventos.

Garanto-vos que se, por exemplo, o CCM tivesse um site ou mesmo um blog onde se publicasse pelo menos a agenda mensal, teria um grande impacto na atraçcão de visitantes.
(Se existe, que me perdoem. Pois,não tive conhecimento).

O trabalho dos artistas teria maior impacto e até a nivel internacional. Abrindo possibilidades para serem convidados para exposições ou eventos no exterior.Exponso ao máximo a nossa criação e a nossa cultura.

Hoje em dia a rádio, e a televisão (que nem sempre vêm dar cobertura) não são suficientes para se divulgar esses eventos. Estamos em 2010, meus amigos. Por mais simples que sejamos como povo, temos que nos adaptar aos novos tempos e a tecnologia que o domina.

Apenas um ideia e com boas intenções. Não me "queimem" por isso.

Abraço, JB!

Anónimo disse...

sobre a exposição de Amandio Oliveira a qual ninguem fala.
Reconhecer o mérito e tornar público esse reconhecimento.Eis aí um ritual necessário na sociedade.É uma forma de aplaudirmos aqueles que se fizerem merecedores de nossa admiração e de manifestarmos oportuno agradecimento pela obra que construiram, pelos exemplos que repartiram, pelo bem que fizeram.